Após idoso passar mal na fila, Simpa constata irregularidades no ambiente improvisado para vacinação no Shopping João Pessoa

35

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) recebeu denúncia sobre o tempo de espera na fila para aplicação de vacina contra covid-19 e a temperatura elevada no local onde a Prefeitura improvisou uma central de vacinação, no Shopping João Pessoa, no bairro Azenha. A falta de maca, de cadeira de rodas e de equipamentos para atendimento em caso de urgência evidenciaram o descaso da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a população e com os próprios servidores municipais. Na terça-feira (14/3), um idoso passou mal enquanto espera para ser vacinado.

Além do calor e do tempo de espera, a estrutura improvisada na área do Shopping João Pessoa, localizada no térreo, não atende as exigências estabelecidas para um serviço de saúde, com o porte e com a demanda que o mesmo abarca, diariamente. Os diretores do Simpa estiveram no local e constataram inúmeras irregularidades, principalmente em relação à higiene. As vacinas são guardadas próximo a lixeiras, além de um bueiro aberto, existem fiações elétricas à mostra e que dividem o espaço com uma mesa, tornando o local um refeitório.

As péssimas condições e higiene se somam à falta de profissionais para atender a demanda do local, o que acaba aumentando o tempo de espera nas filas. No total, são oito técnicas (os) de enfermagem e duas (dois) enfermeiras (os). O volume de trabalho é amenizado pela utilização dos estagiários de serviço técnico. Participaram da diligência, os diretores João Ezequiel, Rafael Perlasca e Bete Charão.

O Simpa solicitará reunião junto à Secretaria Municipal de Saúde para tratar da questão.

DENÚNCIA VACINAÇÃO SHOPPING JOÃO PESSOA

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias