Os diretores do Sindicatos dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Cindi Sandri e Assis Olegário, visitaram o prédio da Secretaria de Educação de Porto Alegre, localizado na Rua João Manoel em frente ao Centro Administrativo Municipal, após denúncias da falta de condições adequadas para trabalhar.
A situação encontrada pelos diretores no prédio foi preocupante. Foi constatado problemas técnicos nos elevadores e relatos de que frequentemente eles trancam e as servidoras e servidores necessitam subir o prédio de 11 andares pela escada estreita. Além disso, as copas para as refeições no horário de intervalo não possuem pia, à exceção de um dos andares, gerando a necessidade do uso dos banheiros para lavar a louça. Os sanitários são outro ponto de preocupação, de mofos nas paredes e tetos, janelas emperradas até interdição total. O prédio também não possui PPCI.
No local estão trabalhando presencialmente o setor pedagógico, o de recursos humanos e parte significativa do setor financeiro. O local em que funcionava a Central de Matrículas segue fechado, por ser no térreo a área foi atingida durante a enchente de maio, a água chegou a 1,90m de altura. Com isso, a Central e os servidores/as dela passaram a atender no antigo prédio da SMED, que estava interditado.
Ao final, os diretores foram recebidos pelo chefe de gabinete da SMED, Anderson Rocha, que informou aguardar pelo proprietário do prédio alugado para que as adequações sejam realizadas. Em relação ao prédio antigo, Anderson disse que a elaboração do projeto está em andamento. A expectativa, segundo ele, é que o início das obras ocorra em dezembro, no entanto não há nenhuma previsão para conclusão.
Diante dessa situação, a realidade é que não há nenhuma solução a curto prazo. O Simpa seguirá acompanhando e cobrando pela segurança dos municipários/as e as condições do local de trabalho. Na ocasião, os diretores também cobraram a nomeação dos 40 professores aprovados em concurso que aguardam para serem chamados.
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, monitor, monitora, municipários, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros