O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) recebeu resposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao ofício que questionava informações sobre a possível venda e/ou remoção dos servidores do prédio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), localizado na Avenida Padre Cacique, 372, sede da Vigilância em Saúde do município.
No ofício nº 91/2025, a secretária municipal de Saúde em exercício, Jaqueline Cesar Rocha, esclarece que o prédio foi contemplado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para obras de reforma. A contratação do projeto está prevista ainda para este semestre e, segundo a SMS, será realizada comunicação oficial à medida que o cronograma da obra for definido.
A gestão também afirma que não houve, até o momento, qualquer discussão ou definição sobre a venda do prédio ou necessidade de retirada dos servidores durante as obras. Um grupo de acompanhamento já foi formado com integrantes da DVS e da área de engenharia da SMS para conduzir o projeto.
O Simpa considera importante o esclarecimento prestado e seguirá acompanhando o andamento do processo com atenção e vigilância, exigindo que os direitos dos servidores sejam respeitados e que não haja qualquer medida que comprometa a estrutura pública e o atendimento à população.
O Simpa reforça que permanecerá mobilizado, ao lado dos trabalhadores da Vigilância em Saúde e do Cores Saúde, contra o avanço da terceirização e da privatização da saúde em Porto Alegre. Atualmente, 96% da Rede de Atenção Primária de Saúde já está sob gestão de entidades privadas, o que representa um grave desmonte do SUS. O sindicato é firmemente contrário a esse processo, que enfraquece o serviço público, precariza as condições de trabalho e compromete o atendimento à população.
Somos municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto AlegreMais notícias