Por solicitação da direção do Simpa, na última quinta-feira (31/10), houve mais uma reunião com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), para tratar dos problemas e reclamações recebidas com relação ao atendimento da categoria municipária pelo Centro Clínico Gaúcho/Hapvida.
Participaram da agenda as diretoras do Simpa, Cindi Sandri e Bete Charão, o secretário adjunto da Smap, Richard dos Santos Dias, o fiscal de contrato da Smap, Régis Hoffmann, e as representantes do CCG/Hapvida, Lidiane Moraes e Silvia Betiolo, responsáveis pela relação com Prefeitura, e Tânia Maria de Paula Becker, representante do CCG/Hapvida no RS.
Após a apresentação, pelo Simpa, dos problemas enfrentados e a precariedade do atendimento oferecido, as representantes da CCG/Hapvida argumentaram que a possibilidade de encerramento do contrato com a Prefeitura e uma mudança de plano levou a empresa a iniciar o processo de descredenciamentos de serviços.
Diante da informação absurda, a direção do Simpa intensificou a cobrança para que a Smap resolva a situação da assistência à saúde da categoria municipária, com ação efetiva, independente do resultado da licitação. Também foi cobrado que a CCG/Hapvida garanta o direito aos serviços. A empresa é responsável pela manutenção dos serviços, cabendo à Prefeitura fiscalizar se os mesmos estão sendo cumpridos e quais foram os descredenciamentos efetivados, bem como informar os usuários do plano sobre o remanejo dos atendimentos, que devem ser disponibilizados nas mesmas regiões em que estes serviços foram encerrados. Cabe ao gestor municipal pressionar a empresa para que não ocorram mais descredenciamentos. Independente de futura renovação ou não, a prestação dos serviços de saúde deve ser respeitada até o último dia.
As representantes do CCG/Hapvida pediram prazo de uma semana para apresentar um retorno das reclamações apresentadas na reunião e também o levantamento solicitado pelo Simpa, de quais serviços estão descredenciados ou com restrição.
O Simpa, desde 2023, antes mesmo do encerramento do prazo de contratação com a CCG/Hapvida, reporta ao governo as reclamações e situações irregulares no atendimento do plano de saúde em inúmeras reuniões com a Smap e outros setores do governo.
Veja o levantamento realizado pelo Simpa, via contato telefônico com as próprias clínicas, comprovando os SERVIÇOS DE SAÚDE DESCREDENCIADOS E/OU COM ATENDIMENTO REDUZIDO:
NÃO ATENDEM MAIS PELO CCG
Neurológika Soluções em Neurologia
Ortra
Urgetrauma
Dr. Xavier – Oftalmo
ATENDIMENTOS REDUZIDOS
Prontosul:
não atende mais
fisioterapia, quiropraxia, psicologia e fonoaudiologia.
Santa Casa:
não atende mais
Clínico Geral, Otorrino, Cardio, Gastro, Endócrino, Geriatria, Hematologia, Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Nefrologia, Alergologista, Dermatologia, Ortopedia, Traumatologia, Urologia, Proctologia e cirurgias diversas.
serviços que ainda são mantidos
Ginecologia (conforme a necessidade), Pediatria (consultas e exames) e exames (adulto).
Clínica Dedicare:
não atende mais
especialistas para o público com TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down e Deficiência Intelectual.
A empresa informa aos usuários do plano que a CCG iria entrar em contato com as famílias atendidas, o que não ocorreu.
Clínica Salute:
Convênio suspenso desde 30/10 e a orientação é para entrar em contato diretamente com a CCG.
serviços que ainda são mantidos
Pronto Atendimento.
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