A moção contra a privatização do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), de Porto Alegre, encaminhada pelo Simpa e pelo Cores DMAE, foi aprovada, por unanimidade, na assembleia do 50º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). A plenária aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), em que representante do Simpa esteve pautando, essencialmente, a defesa do DMAE público, com reposição de quadros de servidores e autonomia para a autarquia.
O 50º Congresso da Assemae reúne diversas entidades e segmentos da sociedade para debater o saneamento básico no Brasil. Os servidores e servidoras do DMAE de Porto Alegre também marcaram presença, usando as camisetas em defesa do DMAE 100% público e contra a privatização. Na tarde de ontem (11), o presidente da Assemae, Aparecido Hojai, concedeu uma entrevista ao Simpa, afirmando que o DMAE não pode entrar nesse balcão de negócios que é a concessão.
Segundo ele, o recente Marco Legal do Saneamento, aprovado em plena pandemia, promove um desmonte do saneamento público. “O Brasil está na contramão da história migrando para um único modelo de gestão que é a concessão, que não teve sucesso em nenhum país no mundo onde foi aplicado. Quem investiu nesse modelo, agora está reestatizando o saneamento”, explicou Hojai.
Assista vídeo com a leitura e aprovação da “Moção Contra a Privatização do DMAE”, aprovada no 50º Congresso da Assemae:
LEIA A MOÇÃO NA ÍNTEGRA:
074 Moção De Repúdio Contra A Privatização Do Dmae Compressed
Tags: #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #SimpaSindicato, simpa
Mais notícias
Não há eventos futuros