Vitória municipária: TJ-RS concede liminar impedindo corte do ponto do dia 18

O Tribunal de Justiça do RS acaba de deferir, na tarde desta quinta-feira, 05/07, liminar da Ação Declaratória de Legalidade de Greve movida pelo Simpa contra o município, pedindo que o Poder Executivo se abstenha de efetuar o corte de ponto e desconto pelo dia paralisado dos municipários grevistas.

 

Com isso, a Justiça reconhece – em caráter liminar – a legalidade e o direito de greve dos municipários e nega que seja descontado, do salário da categoria, o dia referente à paralisação de 18 de junho.

 

“Tenho que está presente a probabilidade do direito, assim como evidenciado o risco de dano decorrente do corte de ponto e desconto pelo dia paralisado do servidor grevista, com prejuízo de verba alimentar, devendo ser deferida a tutela de urgência”, diz a decisão.

 

Esta é mais uma vitória dos servidores e servidoras municipais, demonstrando a justeza da luta da categoria por seus direitos e contra os ataques de Marchezan.  A derrota do governo, por sua vez, deixa patente que a tentativa de desconto carece de respaldo legal, caracterizando-se mais uma vez como retaliação aos servidores.

 

Leia também:

Nota do Simpa – Registro do Ponto dia 18/06

Simpa é recebido pelo secretário de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO)

Mais notícias

JUSTIÇA ADMITE SIMPA E ATEMPA NA AÇÃO DA PREFEITURA PELO FIM DA ELEIÇÃO DE DIRETORES/AS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do…

SIMPA QUESTIONARÁ NA JUSTIÇA A LEI DA MORDAÇA

A educação para a democracia só é possível com a…

SIMPA ACOMPANHA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE NA CÂMARA

A primeira reunião da atual legislatura 2025/2029 da Comissão de…