Vitória contra Melo: governo retira a priorização do PELO 02/20. Luta contra PLCE 18/20 continua

 

Uma importante vitória na luta da categoria municipária contra a reforma da previdência foi obtida nesta segunda-feira (14), com a aprovação, na Câmara de Vereadores, de requerimento que retirou o PELO 02/20 da priorização da pauta. Durante toda a tarde, a direção do Simpa, servidores e servidoras estiveram em vigília na Casa legislativa, dialogando com os parlamentares e pressionando pela rejeição da reforma.

 

A retirada da priorização do PELO — anunciada pelo líder da base governista, vereador Idenir Cecchim (MDB) — ocorreu depois de constatada a falta dos 24 votos necessários para a aprovação da matéria. Porém, segue tramitando o PLCE 18/20, que foi usado como instrumento de chantagem pelo governo Melo e sua base de apoio para forçar a aprovação do PELO 02/20. Entre outros ataques, o PLCE impõe alíquota de contribuição de até 22% e precisa de 19 votos para aprovação. No dia 29/06, haverá audiência pública para debater o PLCE e toda a categoria deve estar mobilizada para participar.

 

A direção do Simpa agradece o empenho e apoio da categoria e dos vereadores do PDT (Márcio Bins Ely e Mauro Zacher), do PSOL (Karen Santos, Matheus Gomes, Pedro Ruas e Roberto Robaina), PT (Aldacir Oliboni, Jonas Reis, Leonel Radde e Reginete Bispo), PCdoB (Bruna Rodrigues e Daiana Santos) e do PSB (Airto Ferronato), além da deputada Juliana Brizola (PDT), que muito contribuiu na articulação para barrar a aprovação do projeto.

 

O sindicato reafirma que seguirá lutando e mobilizando os servidores para que nenhuma matéria relativa à reforma da previdência seja aprovada. Os projetos encampados pelo governo Melo são mais uma afronta aos trabalhadores municipais de Porto Alegre, que se dedicam ao serviço público, ao atendimento da população e ao desenvolvimento da cidade. A categoria já acumula uma série de perdas e prejuízos por reformas aprovadas no período Marchezan e pela falta de reposição inflacionária nos últimos cinco anos e não aceitará mais este retrocesso.

 

 

Confira recado dos diretores do Simpa João Ezequiel e Luciane Pereira:

 

 

Saiba mais sobre o PLCE 18/20

 

Fotos: Mariana Pires

Tags: PELO 02, Reforma da Previdência

Mais notícias