É uma vitória da luta nacional a decisão do Ministério da Saúde, que incluiu as trabalhadoras e trabalhadores da Educação na prioridade para vacinação contra a CoVID-19, conforme a Nota Técnica 717/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, divulgada hoje (28/5). As campanhas do Simpa, que se somaram às diversas manifestações da classe trabalhadora, garantiram a vitória em defesa da vida e obrigaram os poderes públicos a assumirem responsabilidade na imunização.
Em Porto Alegre, a representação do Simpa e das entidades nas reuniões de conciliação do Tribunal de Justiça do RS foram cruciais para a defesa dessa urgência. Outras ações de luta foram importantes, seja nas ruas, na mídia e junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A Greve Pela Vida das trabalhadoras e trabalhadores em Educação, iniciada em 07 de maio, também exigia como condição para o retorno das aulas presenciais a vacinação e outras medidas sanitárias.
O anúncio do calendário da vacinação de professores e funcionários de escolas foi feito na manhã dessa sexta-feira pela Prefeitura da Capital. O Simpa ressalta a iniciativa da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), que em nome dos parlamentares apoiadores da luta municipária, solicitou uma reunião com a secretária municipal de Educação, Janaína Audino, para negociar as pautas da greve dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação.
O Simpa segue acompanhando o desfecho da vacina para todos os professores e funcionários das escolas. Cobramos a urgência desta medida para salvar as vidas de toda a comunidade e como condição do retorno presencial. Chega de negligência e irresponsabilidade dos governantes!
Ofício do Simpa para a secretária da Educação:
NOTA TÉCNICA:
SEI MS 0020807492 Nota Técnica 717
Tags: #GrevePelaVida, #VacinaJá, simpaMais notícias
Não há eventos futuros