Trabalhadoras e trabalhadores da Carris fazem greve justa em defesa do emprego e do transporte público!

Carris (1)

A direção do Simpa manifesta apoio e solidariedade, em nome da categoria municipária de Porto Alegre, às trabalhadoras e aos trabalhadores da Carris, que enfrentam com greve a política privatista do prefeito, Sebastião Melo (MDB). Uma luta justa, que defende milhares de empregos na Capital e, também, pelo dever do Executivo de garantir transporte público de qualidade à população. Lamentavelmente, no dia 1º de setembro, Melo, com o voto favorável dos vereadores da base do governo, aumentou em milhares a dura estatística do desemprego, ao aprovar o projeto de lei nº 016/2021, que extingue a função do cobrador de ônibus na cidade.

 

REPÚDIO À TRUCULÊNCIA DE MELO

 

Não bastasse o golpe do desemprego e a colocação de milhares de famílias na berlinda da falta de sustento financeiro, o prefeito Melo utilizou a violência policial, através da ROMU, para reprimir representantes sindicais e cobradores que protestaram durante a sessão de votação na Câmara de Vereadores.

 

A extinção da função de cobrador é mais um episódio que demonstra a forte adesão de Melo à política de Bolsonaro. Assume postura de repressão e violência aos movimentos e lutas, retira direitos e reduz o acesso às políticas públicas, gera desemprego e promove o sucateamento dos equipamentos públicos para justificar a entrega do patrimônio público à iniciativa privada. Tanto Melo quando Bolsonaro criam e ampliam a crise para toda a população, beneficiando apenas um pequeno grupo de empresários.

 

DIREÇÃO DO SIMPA PARTICIPA DA MOBILIZAÇÃO

 

Integrantes da direção do Simpa participam das atividades de mobilização e luta junto com a categoria rodoviária. Na madrugada dessa sexta-feira (03/9), reforçaram o piquete da greve em frente aos portões da Carris.

 

 

 

Tags: carris, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato, transporte público

Mais notícias