Toda força na luta contra a instalação do fascismo na UFRGS

WhatsApp Image 2020-09-18 at 10.15.29

O Simpa soma forças à luta de estudantes, servidores e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que protestam e tentam impedir a nomeação do próximo reitor da instituição, o professor Carlos Bulhões, último colocado na consulta à comunidade acadêmica realizada em julho que definiu a lista tríplice para definição da próxima gestão.

Repudiamos o ato da Presidência da República, que nomeou o menos votado. Esta é mais uma forma de intervenção na universidade e expressa a política fascista de Jair Bolsonaro, que tenta eliminar e sistematicamente desrespeita as instâncias democráticas conquistadas e regulamentadas no país.

À categoria municipária alertamos para o necessário enfrentamento a qualquer forma de ataque ao serviço público, seja ele na esfera federal, estadual ou municipal. Ainda é recente a luta travada pelo Simpa em conjunto com as comunidades escolares para que a eleição de diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino fosse respeitada pelo prefeito Marchezan, que está sempre alinhado às práticas de Bolsonaro.

É a participação democrática, é o respeito aos mecanismos de controle social e é a luta solidária e unificada para que não seja destruídos que poderá impedir o completo desmonte dos serviços públicos e a privatização das políticas que servem à toda a população.

Juntos, somos fortes!
Aprendemos, com a recente rejeição, pela Câmara de Vereadores, do Projeto de Lei 07/2020, que pretendia institucionalizar o saque dos recursos do Previmpa. Aprendemos, na luta em defesa da gestão democrática e da eleição de diretores de escola.

Toda força e apoio à luta dos estudantes, servidores e professores da UFRGS, para que a decisão democrática da comunidade acadêmica seja respeitada!

#ForaBolsonaro #ForaMarchezan

Mais notícias