O Simpa e a Atempa foram convidados pela Smed para reunião, na manhã dessa segunda-feira (08/2), para apresentar as estratégias do governo com relação ao retorno das aulas presenciais.
A agenda contou com a presença das diretoras do Simpa, Márcia Loguércio e Cindi Sandri; das diretoras da Atempa, Maria José da Silva e Luciana Vivan; do vice-prefeito em exercício do cargo de prefeito, Ricardo Gomes; da secretária de Educação, Janaína Audino, e dos secretários Extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Renato Ramalho, e de Saúde, Mauro Sparta. Também acompanharam a reunião o coordenador geral de Vigilância Sanitária, Fernando Ritter, e a diretora de Atenção Primária em Saúde, Luciane Beiró.
O governo afirmou que planeja fazer a testagem de todos os profissionais da Educação antes do dia 22/2, data prevista para o início do ano letivo, e também que a vacinação dos professores e funcionários das escolas deve ocorrer em maio.
O Simpa defendeu que as peculiaridades de cada comunidade escolar sejam respeitadas e que as aulas presenciais só aconteçam com a capacidade de cada escola cumprir os protocolos de segurança estabelecidos durante a pandemia.
Smed
Sobre as estratégias da Smed para o início do ano letivo, a titular da pasta anunciou que fará uma apresentação pública, por transmissão ao vivo, nesta terça-feira, dia 09, às 13h. O Simpa sugere que todos acompanhem.
Janaína Audino afirmou que a Secretaria está com a carência de recursos humanos mapeada e que, nos dias 20 e 21 (sábado e domingo) as equipes de limpeza contratadas emergencialmente farão a higienização de todas as escolas. Os 349 professores afastados serão substituídos por contratos temporários. A secretária disse, ainda, que vai considerar a situação de cada escola e que a presença dos alunos não é obrigatória.
Audiência com o prefeito
Durante a reunião, a direção do Simpa reforçou o pedido de audiência com o prefeito, Sebastião Melo, para tratar das reivindicações da categoria municipária. O vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito, Ricardo Gomes, afirmou que o Sindicato será recebido e que a agenda será marcada.
Tags: CoVID-19, Educação, Prefeitura, SMEDMais notícias
Não há eventos futuros