Situação grave no Centro de Saúde IAPI

Foto Sílvia Fernandes

Parte da estrutura do prédio do Centro de Saúde IAPI coloca em risco trabalhadores e comunidade

A direção do Simpa verificou denúncia sobre condições do prédio do Centro de Saúde IAPI, na Zona Norte de Porto Alegre, na manhã dessa terça-feira (04/7). Com fendas visíveis, parte das paredes está com risco de desabamento. Mesmo com a grave situação, público é colocado em espera no local de maior risco. Durante a visita do Simpa, mais de 50 pessoas estavam sentadas na área entre as fendas com visível desnível do piso.

Representantes do Conselho local de Saúde estavam na Unidade, também verificando as condições físicas das áreas 10 e 11, no primeiro andar, e 18 e 19, no segundo andar. Conforme relatos, desde 2015, são relatados problemas com a estrutura física do prédio. O diretor do Simpa, João Ezequiel, conversou com servidoras e servidores da Saúde que trabalham no local e que manifestaram o temor de desabamento. “Vamos solicitar reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, reivindicando que o espaço seja interditado e sinalizado adequadamente até que todas as obras de recuperação sejam concluídas”, afirmou o dirigente.

ABANDONO
Construído na década de 1970, o Postão do IAPI, como é chamado, já foi uma das maiores unidades de saúde da América Latina. Em uma região de grande demanda por atendimento, lamentavelmente, a estrutura é subutilizada e muitas áreas estão abandonadas. Um exemplo é todo o espaço onde funcionava o Banco de Olhos. Desde a saída do serviço, o espaço está sem utilidade. (inserir foto, uma das primeiras)

prédio com risco no USB IAPI

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias