SIMPA, Usuários e Trabalhadores unem-se contra a terceirização da Emergência Bom Jesus

Foto: Mariana Pires/Simpa

Com usuários, trabalhadores e comunidade, o Simpa realizou, nesta tarde (10/7), um ato em defesa da emergência do SUS Bom Jesus. A ação contou com representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS), Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Sindisaúde, Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro (ASHPS), Conselho Municipal de Saúde e Conselhos Distritais Nordeste e Leste.

O governo Marchezan ameaça terceirizar o Pronto Atendimento Bom Jesus (PABJ), com o repasse da gestão à Santa Casa.

O governo precariza o serviço de saúde para justificar a terceirização, a falta de recursos humanos e as péssimas condições de trabalho dificultam um atendimento de qualidade aos usuários do SUS.

Por conta desta precarização, a emergência fechou duas vezes, somente em junho, deixando centenas de usuários sem atendimento.

No dia 26/6, o Simpa recebeu uma denuncia de que o Pronto Atendimento Bom Jesus (PABJ) seria visitado por uma comitiva integrada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dirigentes do Complexo Hospitalar Santa Casa, com intuito de oferecer a gestão à esta instituição privada

Conforme a Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), todas as ações em saúde pública devem ser debatidas e deliberadas pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Novamente, o secretário Erno, de forma antidemocrática ignora a legislação vigente.

A coordenação do Conselho Distrital e lideranças repudiaram mais este ataque ao SUS, patrocinado pelo prefeito Marchezan e pelo secretário de saúde, Erno Harzheim.

Na ultima plenária do Conselho Municipal de Saúde foi deliberado a criação de um Grupo de Trabalho, composto por trabalhadores, usuários e o gestor para realizarem um diagnóstico situacional da Emêrgência Bom Jesus, a fim de subsidiar o plenário do Conselho para tomar uma decisão em relação a tentativa do governo de entregar a unidade para a iniciativa privada.

No dia 16 de julho, será realizado um ato popular, a partir das 18h, em frente ao CTG Raízes do Sul, no bairro Bom Jesus.

#EmDefesaDoSUS

Tags: EmDefesaDoSUS

Mais notícias