
Nesta quarta-feira, 11/02, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) oficiou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, requerendo que a vacinação contra a dengue seja estendida aos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
O pedido ocorre após divulgação do Ministério da Saúde informando que a campanha de vacinação será iniciada pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde). Diante disso, o SIMPA solicitou que os ACEs lotados na Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) também sejam incluídos na imunização, considerando que esses trabalhadores e trabalhadoras atuam na linha de frente, expostos diariamente aos mesmos riscos que os demais profissionais da saúde.
Tanto os ACEs quanto os ACSs são elo fundamental entre a comunidade e o Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo ações de prevenção de doenças, promoção da saúde e acompanhamento das famílias por meio de visitas domiciliares, educação popular em saúde, identificação de situações de risco e encaminhamentos à rede de atendimento. Garantir a proteção desses municipários/as é medida essencial para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
Conforme destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha:
“Os agentes são aquelas pessoas que batem na porta, visitam a casa das pessoas, observam se tem criadouro do mosquito da dengue, fazem o acompanhamento, a mobilização. Também são aqueles profissionais que estão na primeira porta de entrada quando há casos de dengue.”
O SIMPA aguarda o retorno da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quanto ao pedido e segue atento às demandas da categoria, defendendo condições adequadas de trabalho e proteção à saúde das servidoras e servidores municipais.
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, ACE, ACS, agentes, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias