A direção do Simpa cumpriu, na manhã desta quarta-feira (20/01) mais uma agenda com o governo em defesa dos direitos da categoria municipária, participando de reunião com o titular da Secretaria Municipal de Administração, André Barbosa. O ofício do Sindicato pedia audiência com o prefeito Melo e o titular da SMA assumiu o compromisso de intermediar para que a reunião com o chefe do Executivo municipal aconteça.
Os diretores gerais Alexandre Dias Abreu e João Ezequiel, acompanhados da diretora de Comunicações do Simpa, Cindi Sandri, representaram o Sindicato, pautando questões emergenciais, funcionais e relacionadas ao período da pandemia, como:
>> Necessidade de um cronograma de vacinação para os servidores municipais, priorizando trabalhadores na linha de frente de todos os setores de atendimento ao público.
>> Precárias condições de segurança sanitária nas estruturas públicas para a realização do trabalho presencial e campanha permanente para o uso de Equipamentos de Proteção Individual e cuidados essenciais para evitar o contágio pelo coronavírus entre os servidores.
>> Reforma da Previdência anunciada pelo governo municipal na imprensa, mesmo sem a comprovação de déficit. Simpa solicitou acesso ao projeto de lei e respeito à análise do Conselho de Administração do Previmpa.
>> Falta de recursos humanos em todos os setores da administração pública, cargos vagos que não foram supridos e que colocam em risco de colapso políticas públicas importantes como as de saúde, educação, Dmae e assistência social.
>> Preparação para a data-base e recomposição salarial dos vencimentos, que estão há quatro anos sem reajuste da inflação. Arrocho salarial somado ao congelamento das progressões desde 2017.
>> Pagamento do 1/3 de férias das trabalhadoras e trabalhadores em educação, que estão em gozo das férias e ainda não receberam.
>> Cumprimento do Decreto Legislativo 426/20, que trata dos plantões.
Os dirigentes do Simpa também relataram que estão acompanhando a situação de saúde e apoio aos familiares do servidor da Smsurb, que sofreu grave acidente no local de trabalho. E reivindicaram o acompanhamento do processo de sindicância instaurado.
Barbosa relatou as condições de estruturação da SMA e se comprometeu a manter o diálogo com a representação sindical, nas pautas apresentadas, mesmo em situações de posições divergentes. Sobre o trabalho remoto, informou que o decreto permite que cada secretaria e autarquia adote o sistema mais adequado para o desenvolvimento das funções, cumprindo a regra dos 25%, mas que há entendimento do governo para a manutenção de um formato híbrido nos setores.
Foi informado que a Loja do Servidor será reaberta, como forma de evitar que os servidores tenham que fazer peregrinação em diversos setores e possam tratar das suas questões funcionais.
Tags: Administração, Secretaria Municipal de Administração, simpaMais notícias
Não há eventos futuros