Simpa ressalta a importância de participar da 9ª Conferência Municipal de Saúde e o desafio de reconstruir o SUS

saúde

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) reitera a importância dos servidores municipais e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participarem da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que começa nesta quinta-feira (23/3) e encerra no final da manhã de sábado (25/3). A abertura oficial será às 18 horas no Salão de Atos da UFRGS, localizado na Avenida Paulo Gama, 110 – bairro Farroupilha (confira a programação abaixo e o link para assistir a transmissão ao vivo).

De acordo com a diretoria do Simpa, o desafio das conferências, em todos os âmbitos, se tornou ainda maior em função da necessidade de reconstruir o SUS, devido aos ataques, desmontes e cortes de verbas que atinge os serviços e as políticas de saúde nos municípios, estados e no país. As Conferências de Saúde acontecem de quatro em quatro anos e são espaços democráticos de participação, de debate, de construção e formulação de propostas e de deliberação para garantir o funcionamento do SUS, atendendo a todas as pessoas nas suas necessidades, sendo universal e garantindo de maneira integral o direito humano à saúde. O Simpa está engajado na construção da Conferência e na permanente participação no Conselho Municipal de Saúde.

O diretor do Simpa Alberto Terres enfatiza a mudança no cenário político nacional e a valorização do atual governo federal à democracia, diferente de governos anteriores, de Temer e Bolsonaro, que acabaram com os espaços de participação, assim como tem sido em Porto Alegre com Marchezan e Melo ou no estado com Sartori e Eduardo Leite. “A Conferência Municipal de Saúde vai definir os delegados e apontar as diretrizes, que serão contempladas por 12 propostas, construídas a partir dos quatro eixos de discussão, que serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde e de lá, seguindo os ritos que levam à Conferência Nacional de Saúde”, explicou Terres. Já o diretor Efraim Golbert enfatiza que “de Porto Alegre para o Brasil as Conferências de Saúde preparam a retomada da Saúde pública, com servidores públicos concursados e o fim das privatizações.” O diretor do Simpa  Alexandre Bublitz também participará da 9ª Conferência Municipal de Saúde.

O Simpa esclarece que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para tratar a saúde como promoção, proteção e recuperação, de forma individual e coletiva, conforme a Constituição Federal e a Lei 8080/1990.

link para transmissão ao vivo

Confira a programação  da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre

15h – Abertura do credenciamento (encerramento 21h)
16h – Concentração da Charanga do SUS, Saúde, Vida e Democracia – Sede do CMS/POA (Av. João Pessoa, 325)
17h – Caminhada do cortejo até o Salão de Atos da UFRGS
18h – Abertura da Conferência – Salão de Atos da UFRGS – (Av. Paulo Gama, 110 – bairro Farroupilha)
Área externa: Feira de artesanato, geração de renda e economia criativa
Solenidade e apresentação do grupo Nau da Liberdade, grupo autônomo de artistas que experienciam coletivamemente a potencialidade da arte através do teatro, composto por usuários, trabalhadores e estudantes da Saúde Mental.
19h – Aprovação do regulamento da 9ª CMSdePOA
20h – Conferência de abertura
1. Maria do Socorro de Souza – Educadora popular, licenciada em Filosofia e História, mestra em Política Social pela UnB e doutora em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ. Desenvolve pesquisas no campo da Saúde Coletiva, Políticas sociais, Gênero e Raça, Movimentos Sociais, Democracia Participativa e Controle Social e Gestão e Governança de Políticas Públicas em Saúde para o desenvolvimento sustentável, saudável e solidário. É pesquisadora titular da Fiocruz Brasília, compondo a equipe do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade, e docente da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Foi a primeira mulher e representante do segmento de usuários a presidir o Conselho Nacional de Saúde (2013-2015).
2. Valdevir Both- Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (2008). Graduado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier-IFIBE (1997) e licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (1998). Atualmente é Coordenador Executivo do Centro de Educação e Assessoramento Popular-CEAP. Tem atuação e pesquisa em Direitos Humanos, Políticas Públicas, SUS, Participação e Controle Social, Saúde, Filosofia e Educação Popular.
3. Tiana Brum de Jesus- Assistente social, trabalhadora da Atenção Básica de Porto Alegre, coordenadora do CMS/POA

24.03.23 (sexta-feira)  – 8h às 12h e 13h30 às 18h – Factum Faculdade e Escola Técnica (Largo João Amorim de Albuquerque, 60)
8h às 9h – Credenciamento – Factum – para quem não realizou o credenciamento na quinta, 23
8h30min às 12h e das 14h às 16h – Trabalhos em grupo por eixos temáticos, com votação das propostas por grupo de trabalho
16h às 17h – Encontro por Distritais de Saúde
Estacionamentos pagos, nas proximidades do local, conveniados com a 9ª CMSdePOA – pegar o selo na Factum:
• Estafácil – Rua Jerônimo Coelho, 47;
• Safepark – Rua Duque de Caxias, 1247 (ao lado do IBGE)
Restaurantes conveniados com a 9ª CMSdePOA (mediante apresentação do crachá) que aceitam o cartão greencard fornecido pelo evento:
• Matrice restaurante – das 11h30 às 14h30 – R$ 30,00 com suco incluído – Largo João Amorim Albuquerque, 30
• Temperatto restaurante – RS 30,00 sem suco – Largo João Amorim Albuquerque, 20

25.03.23 (sábado) – 8h às 14h – Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – bairro Farroupilha)
Plenária final:
Área externa: Feira de artesanato, geração de renda e economia criativa
8h – Momento mística:
Homenagem às vítimas da Covid-19;
Ação de lançamento do filme “Informar é Vacinar!” com esquete teatral – uma parceria do Conselho Municipal de Saúde/POA com o Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre;
8h30min – Plenária:
Votação das propostas sistematizadas, eleição das pessoas delegadas para a etapa estadual e votação das moções.
14h – Encerramento

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias