Simpa repudia detenção de militantes que protestavam contra Bolsonaro

O Simpa repudia com veemência a detenção, nesta quinta-feira, 18/03, de cinco militantes políticos do PT que estenderam faixa, em frente ao Palácio do Planalto, em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro.

 

A faixa, com a inscrição “Bolsonaro genocida”, mostra uma caricatura do presidente com chifres e rabo e um pincel na mão indicando que o personagem transformou uma cruz vermelha — que simboliza a saúde — em uma suástica nazista. Os manifestantes foram levados à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, acusados da “infringir a Lei de Segurança Nacional”, conforme nota da corporação.

 

O episódio não é um fato isolado; é parte do “modus operandi” de Bolsonaro, que usa os aparelhos do Estado para intimidar e perseguir cidadãos, tentando calar aqueles que protestam contra o governo e a bárbara situação do país. Outros casos recentes — como as perseguições ao youtuber Felipe Neto (que chamou o presidente de genocida), ao ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal (que criticou Bolsonaro numa live) e ao dirigente do PCdoB no Tocantins, Tiago Rodrigues (que responde inquérito da PF por ter usado outdoors para criticar Bolsonaro) — ilustram esse ataque sistemático à democracia e à liberdade de expressão.

 

O Brasil vive, sim, um verdadeiro genocídio resultante de uma pandemia cujo enfrentamento tem sido negligenciado pelo governo Bolsonaro; uma doença grave que vem sendo minimizada e tratada com escárnio e irresponsabilidade pelo presidente e sua equipe ministerial. Soma-se a isso a crise social e econômica que jogou milhares de pessoas na miséria e a falta de políticas públicas em âmbito federal para atender essa população adequadamente durante a pandemia.

 

Não podemos admitir que, em pleno 2021, retornemos aos tenebrosos tempos da ditadura civil-militar que destruiu o país ao longo de 21 anos, quando a censura e o autoritarismo eram a regra, quando pessoas eram presas, torturadas e mortas por lutarem contra um regime despótico.

 

O Simpa também explicita seu apoio e solidariedade aos militantes detidos e a todos e todas que, bravamente, têm resistido e lutado contra o arbítrio, o ódio e o autoritarismo que marcam o governo fascista de Jair Messias Bolsonaro. #ForaBolsonaro

 

Simpa

Tags: Bolsonaro, democracia, ditadura, Fora Bolsonaro, simpa

Mais notícias