Simpa reforça luta contra terceirização do posto Chácara da Fumaça

O Simpa participou, nesta terça-feira (14), de ato organizado pela comunidade do bairro Mário Quintana contra a terceirização do posto Chácara da Fumaça.

 

A entrega do posto à iniciativa privada faz parte de uma série de ações do governo de Sebastião Melo de venda da saúde pública, projeto que ataca o SUS e prejudica a população e os servidores.

 

Hoje, o posto conta com nove médicos — em especialidades como ginecologia, pediatria, psiquiatria e clínica geral — e passará a ter apenas quatro.

 

Além da redução dos quadros, a entrega da administração a empresas levará à piora e à descontinuidade no atendimento e à sobrecarga dos profissionais, abrindo ainda caminho para desvios e corrupção.

 

Durante o ato, usuárias e usuários do posto denunciaram a manobra e pediram a continuidade dos serviços no âmbito do SUS e a manutenção das equipes, que acompanham a comunidade há anos.

 

O Simpa reiterou a defesa do SUS 100% público, universal e de qualidade para todos, reforçando que saúde não é mercadoria e que processos de privatização apenas contribuem para o sucateamento do atendimento e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, em benefício de interesses privados.

 

Assista aqui parte do ato.

 

Leia também: Unidade de Saúde da Restinga tem ato contra a terceirização imposta pelo prefeito Melo

Tags: privatização, Saúde, SUS, Terceirização

Mais notícias

SAÚDE NÃO É MERCADORIA: SIMPA DENÚNCIA TERCEIRIZAÇÕES E COBRA CONCURSOS JÁ

O SIMPA alerta a sociedade de Porto Alegre para as…

LEI DO DESCONGELA É SANCIONADO POR LULA E GOVERNO MELO TEM QUE PAGAR OS RETROATIVOS DA PANDEMIA AOS/AS MUNICIPÁRIOS/AS

O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira (12/01) a Lei Complementar…

APÓS DENÚNCIAS, SIMPA APURA DESCONTOS ACUMULADOS DO CCG/HAPVIDA

Após as denúncias recebidas pelo SIMPA de descontos a mais…

TV SIMPA