SIMPA recebe atividade do FSM sobre democracia e organização popular

WhatsApp-Image-2023-01-25-at-08.43.59

Simpa sedia atividade sobre democracia e participação popular realizada pela Fundação Perseu Abramo dentro da programação do Fórum Social Mundial, na tarde dessa terça-feira (24). Com o auditório lotado de pessoas dos mais diversos sotaques e culturas do nosso país, o painel denominado “Combate ao Fascismo e o Papel dos Comitês Populares de Luta” contou com algumas falas na mesa, seguida de trabalho em grupos com os presentes para pensar e propor os desafios do próximo período.

“Nós do Simpa sabemos a importância da existência do Fórum Social Mundial e da participação das organizações e do movimento social nessa luta, por isso estamos participando e sediando atividades”, informou a diretora Bete Charão. O diretor do sindicato, Luis Fernando, complementou que é uma honra o Simpa poder ser parte desse evento tão importante para a democracia e organização popular, “ficamos muito felizes em poder estar sediando algumas atividades em nossa sede”, declarou.

Presente na mesa, a deputada federal e presidenta nacional do PT Gleisi Hoffman, destacou que “a participação popular é fundamental para sustentar a democracia”. Vivian Farias, presidenta da Fundação Perseu Abramo, destacou que o povo brasileiro precisa dos militantes, sejam de partidos ou movimentos, pois está na mão dessas pessoas serem as guardiãs do processo democrático. “A gente está aqui para juntos, coletivamente, tirarmos como podemos enraizar uma outra relação no território, na juventude, com o processo formativo”, reforçou.

Para Gilberto Carvalho, ex-ministro nos governos do PT e diretor da Escola Nacional de Formação do Partido, “governo não muda o país, o que muda o país é a luta. E o governo precisa servir para reforçar o elo entre os trabalhadores na luta de classe”, declarou. Gilberto complementou que a organização popular é fundamental para apoiar o governo, mas também para pressionar os rumos dele. Também compuseram a mesa Maria Celeste, presidenta do PT Porto Alegre; Jussara Dutra, presidenta interina do PT-RS; Sônia Braga, secretária nacional de organização do PT; e Taís Maciel, diretora da Escola Nacional de Formação do PT.

Participe do Fórum Social Mundial, acompanhe a programação aqui.

SIMPA recebe atividade do FSM sobre democracia e organização popular

*Foto de capa: Joaquim Moura – Fotos da galeria: Júlia Lanz / Simpa

Tags: FSM Porto Alegre, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato

Mais notícias