Simpa participa do Congresso dos Metroviários em Tramandaí

congresso metroviários 3

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) participou do XII Congresso dos Metroviários e Metroviárias do Rio Grande do Sul, de sexta-feira a domingo (10 a 12/3), em Tramandaí. A abertura do evento, realizada na Câmara de Vereadores da cidade, contou com a presença de parlamentares gaúchos, como os deputados federais Fernanda Melchionna (PSOL) e Elvino Bohn Gass (PT) e o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina (PSOL). A mesa inicial, foi dirigida por Luis Henrique Chagas e Keity Goularte, presidente e vice do SindiMetrô-RS e foi composta pelos dirigentes sindicais Arlindo Ritter da ASERGHC, Valmor Guedes da TLS, Júlio Jesien pelo Sindisaúde, Carla Zanella do Emancipa Mulher, Altino e Rejane da CSP – Conlutas. Também participaram das atividades metroviários de Brasília e Recife, , Lisete e Carmen do SindiSaúde e outras entidades.

Os diretores do Simpa João Ezequiel, Rafael Perlasca e Vilmar Francisco da Silva representaram a entidade no Congresso, que proporcionou um amplo e rico debate, a partir de temas de interesse dos trabalhadores. No sábado (11/3) pela manhã, o tema do painel foi Conjuntura Internacional, tendo como painelistas o vereador de Porto Alegre e líder da bancada de oposição Roberto Robaina (PSOL) e o ex-deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), historiadores e sindicalistas. Na sequência, a juíza Valdete Severo e a deputada Fernanda Melchionna foram as debatedoras no painel “O Futuro dos Movimentos Sindicais”. À tarde, foram realizadas duas mesas: “Conjuntura Nacional”, com a presença de Etevaldo Teixeira pela TLS, Amarildo Cenci, presidente da CUT/RS, Altino Prazeres da CSP-Conlutas e Éder Pereira da Silva, da CTB.

As atividades de sábado encerraram com a apresentação do grupo de teatro “Oi nóis aqui tra vez”, usando a arte para refletir sobre a questão da luta das mulheres. No domingo (12/3) pela manhã, a temática da mulher foi ainda mais ampla, com o painel “As Mulheres e a Luta Sindical”, que marcou o encerramento das atividades do XII Congresso dos Metroviários do Rio Grande do Sul. Participaram da mesa Carla Zanella, do Emancipa Mulher, Rejane de Oliveira, da CSP – Conlutas, além de Maria Silveira, Keity Goularte e Valéria Vanzin, todas diretoras do sindicato dos Metroviários.

O Ministro da Comunicação Paulo Pimenta (PT) participou pela web e afirmou que o Governo Federal vai investir na TRENSURB pública. Também estiveram presentes nas atividades do XII Congresso dos Metroviários e Metroviárias do Rio Grande do Sul o deputado federal Marcon, o deputado estadual Miguel Rossetto e o ex-deputado Nelsinho Metalúrgico, ambos do PT.

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias