Simpa participa de reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa

DSC_0396

Na tarde da quinta-feira (24/8), a diretora do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Bete Charão, acompanhou a reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS que debateu a municipalização da educação. Representando o Sindicato, a diretora ponderou que se a rede em Porto Alegre já possui alto déficit de profissionais e escolas precarizadas, como irá receber mais turmas de estudantes oriundos de escolas estaduais? Durante sua fala, Bete relatou que a situação na qual a educação estadual está atualmente, com falta de profissionais concursados e aumento expressivo de contratos, a rede municipal em Porto Alegre também passa e sofre com as consequências dessa decisão do governo.

Outro tema debatido na reunião foi o encerramento de turmas noturnas e as dificuldades com a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Em Porto Alegre, a EJA resiste devido a luta popular e a dedicação dos profissionais para garantir a permanência da Escola Porto Alegre – EPA, do CEMET e da oferta nas diversas regiões da cidade.

Por fim, foi relatado a atual situação da inclusão escolar em Porto Alegre, que, diante da proposta do programa “Incluir+POA” lançado pela prefeitura, promoverá a terceirização de profissionais e da responsabilidade do município. A proposta não prevê um número suficiente de profissionais para atender a demanda, a qualificação necessária para isso e nem a garantia de permanência e vínculo desses profissionais com os estudantes.

Além do Simpa, a reunião contou com a participação de diversas entidades da área da educação e de diversos municípios. A reunião foi conduzida pela presidenta da Comissão, a deputada estadual Sofia Cavedon.

Tags: Educação, Ensino, escola, inclusão, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias