Milhares de pessoas participaram do ato em defesa da democracia no final da tarde desta segunda-feira (9/1), na Esquina Democrática, no Centro Histórico de Porto Alegre. As manifestações em repúdio aos atos terroristas praticados por bolsonaristas, na tarde de domingo (8/1), em Brasília, foram realizadas em diversas capitais e nas maiores cidades do país. Após discursos de lideranças políticas, das centrais sindicais, entidades estudantis e movimentos sociais, a manifestação saiu rumo à Avenida Borges de Medeiros, em direção ao Largo Zumbi de Palmares, na Cidade Baixa.
Diretoras(es) do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e servidoras (es) públicos do Município compareceram ao ato, empunhando bandeiras e carregando uma faixa com os dizeres “Categoria Municipária em defesa da democracia exige punição aos crimes de terrorismo e ódio contra o povo brasileiro”. Mais cedo, pela manhã, o Simpa emitiu nota em que pede a prisão imediata de todos os responsáveis pelo ataque ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional.
“Estou aqui para defender a democracia. Lula venceu as eleições e devolveu a esperança de um governo onde o povo tem voz e tem vez”, afirmou Luciana Moura, servidora do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE). Mário Fernando da Silva, aposentado do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), ressaltou que “o povo brasileiro não pode aceitar o vandalismo, pois tivemos uma eleição e todos precisam respeitar a escolha do povo brasileiro”. Para Adelto Rohr, coordenador do CORES da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), “é necessário defender a democracia, porque muitas pessoas perderam a vida para que ela pudesse ser garantida e conquistada no passado. Nós não podemos permitir que a gente perca a democracia no nosso país”.
Para o diretor financeiro do Sindicato, Assis Brasil Olegário Filho, “o Simpa é um sindicato de luta que não está só preocupado com os direitos da sua categoria, mas também com a conjuntura, pois sabe que qualquer questão a nível federal ou estadual vai repercutir a nível municipal”. O diretor geral do Simpa, João Ezequiel, disse que “o sindicato está nas ruas com diversas outras entidades e partidos de esquerda para denunciar o terrorismo golpista que fizeram ontem em Brasília. “A eleição de Lula foi legítima. Nós queremos defender o cumprimento da Constituição e a manutenção do presidente eleito”. Para a diretora adjunta de formação sindical do Simpa, Luciane Congo, “hoje foi uma importante demonstração de que as trabalhadoras e os trabalhadores, o povo de Porto Alegre, o povo brasileiro estão de pé em defesa da democracia, repudiando os atos ocorridos domingo, em Brasília, por uma pequena parcela da sociedade que tem saudade dos tempos da ditadura e da escravidão”, afirmou.
O Simpa permanece em luta pelos direitos da categoria municipária e em defesa da democracia brasileira. Que os terroristas sejam punidos. Sem anistia, democracia sempre!
Tags: democracia, municipários, Porto alegre, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros