Foi lançada, na noite dessa terça-feira (24/8), em atividade on-line, a Frente Parlamentar em Defesa do SUS na Câmara Municipal de Porto Alegre, uma proposição do vereador Aldacir Oliboni (PT). Para abrir a atividade, o cantor e compositor Nei Lisboa apresentou uma canção e chamou atenção de todos para a defesa do SUS. “Passei por uma Covid-19 grave e foi o SUS que estava ali para me atender, para segurar a minha onda. É uma riqueza que não podemos deixar ninguém destruir porque se fosse para depender do negacionismo do governo federal, a gente estava ferrado”, afirmou ele.
Com a presença da deputada federal Maria do Rosário (PT), do deputado estadual Edegar Pretto (PT), dos vereadores Jonas Reis, Adeli Sell e Leonel Radde (PT) e representantes dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde, além de diversas outras entidades, a transmissão de lançamento afirmou a necessidade de manter o SUS público, estatal, universal, gratuito e de qualidade, com a porta aberta à população, garantindo o direito à vida. O Simpa esteve presente, através do diretor geral João Ezequiel.
A fala do médico epidemiologista, Armando De Negri Filho, liderança que atua nos processos de formulação e implementação do SUS e das Políticas Públicas orientadas para a garantia dos Direitos e a Promoção da Equidade avaliou a Frente Parlamentar como uma aproximação necessária entre o parlamento e os destinos da população, enfrentando a complexidade desse momento que vivemos, essa pandemia, a desigualdade social que é persistente, a insuficiência de capacidade do nosso sistema de Saúde, por conta de tantas terceirizações e restrições econômica.
Ao encerrar a transmissão, Oliboni resgatou os principais temas trazidos pelos presentes e que serão levados à Frente Parlamentar, começando pela defesa do SUS, pela regionalização do acesso, pela implementação do programa federal pós-covid, o combate à terceirização e privatização e a urgência na luta contra a venda do HPS e HMIPV.
Tags: #DefendaOSUS, EmDefesaDoSUSMais notícias
Não há eventos futuros