Simpa participa da 9ª Conferência Estadual de Saúde e ressalta a importância da reconstrução do SUS e o fim das terceirizações

conferencia estadual de saúde

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) está participando da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que iniciou nesta segunda-feira (15/5) e termina na quarta-feira (17/5). O encontro, que ocorre de quatro em quatro anos, está sendo realizado no Araújo Vianna, e tem como objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde. A atividade conta com a participação de mais de 3,2 mil delegados titulares e suplentes, eleitos nas etapas municipais.

A abertura da conferência ocorreu às 9h30min, com solenidade e plenária de abertura, seguida de conferência e das mesas temáticas. Na terça (16/5), os trabalhos seguem pela manhã e à tarde; e na quarta (17/5), o evento encerra com a plenária final. As atividades, solenidades, plenárias e mesas estão sendo transmitidas pelo canal do Conselho Estadual de Saúde no YouTube (youtube.com/@conselhodesauders). A programação completa e demais informações constam no site da entidade: ces.rs.gov.br.

Os delegados participantes são de três segmentos diferentes: governo e prestador de serviço do SUS, trabalhador em saúde e usuário. Durante a conferência estadual, haverá a eleição dos 140 delegados titulares e 28 suplentes que representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional, que será em julho, em Brasília (DF).

O Simpa tem dois diretores, Efraim Golbert (titular) e Alexandre Bublitz (suplente), no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre. Efraim Golbert está representando os trabalhadores municipários na 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Já Alexandre Blublitz, atualmente, está em missão atendendo os Yanomamis. “O encontro ocorre em um ambiente de reconstrução do SUS, especialmente pela revogação da emenda constitucional 95, que congelou os investimentos em saúde por 20 anos. E, no caso dos trabalhadores, a construção da carreira pública de estado no SUS é o fim das terceirizações,” analisou o diretor do Simpa, Efraim Golbert.

CONFIRA A ABERTURA DA 9ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

 

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias