Simpa participa da 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico

Maior produtor de arroz orgânico da América Latina, o MST realizou sua tradicional festa para celebrar a mais recente colheita. A festividade foi no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, e contou com a presença de cerca de 5 mil pessoas. A diretora Bete Charão, esteve presente em nome da direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipários de Porto Alegre – SIMPA.

 

“Com alegria e esperança no futuro que acompanhamos esse dia de festa junto a outros sindicatos, a CUT, o Consea e movimentos sociais. Foi uma celebração pelo retorno de políticas públicas aos pequenos agricultores e por alimentação saudável para a população”, comemorou a diretora.

 

Há mais de vinte anos, centenas de famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra se dedicam a produzir arroz orgânico e cuidar do meio ambiente, em uma aliança entre alimentação saudável e a busca por um planeta melhor para se viver. Levam como missão de vida plantar alimento de verdade, semear e colher arroz orgânico, devolvendo águas não contaminadas ao meio ambiente, respeitando a dignidade de quem trabalha.

 

Os números, desconhecidos por grande parte da população brasileira, são motivo de comemoração. São 352 famílias de 22 assentamentos gaúchos plantando em uma área de 3,2 mil hectares. A expectativa dessa safra é a colheita de 16 mil toneladas de grão de arroz.

 

Prestigiaram a festa deste ano diversos ministros do governo Lula que anunciaram políticas públicas com foco na alimentação saudável, combate à fome, agroecologia e agricultura familiar. Também estiverem presentes parlamentares, representações de movimentos e organizações, militantes da luta por reforma agrária, por alimentação saudável, em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos.

 

“Políticas públicas econômicas e sociais tão necessárias para uma população que ainda está acordando do pesadelo que foi os últimos anos, onde a real necessidade do cidadão comum, trabalhador, periférico foi de total invisibilidade, e agora, volta à acreditar em um novo tempo, com colheita e mesa farta”, completou a diretora Bete Charão sobre os anúncios realizados.

 

Simpa participa da 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico

Tags: agroeclogia, alimentação saudável, arroz organico, Meio Ambiente, mst, municipários, poa, Porto alegre, reforma agraria, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias

SIMPA E CORES DMAE CONTINUAM NA LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO, INSTALANDO FAIXAS NAS UNIDADES DO DMAE

Dando continuidade na luta em defesa do DMAE público, foram…

SIMPA E ATEMPA ACIONAM MPF PARA RESOLVER QUESTÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DE TRABALHADORES DA PMPA

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e a…

NOVA PLENÁRIA DA SAÚDE SERÁ TERÇA, ÀS 19H, NO SIMPA

O Sindicato dos Municipários de Porto…