A banda Malukos Beleza é um trabalho musical formado por pessoas que apresentam neurodiversidades. Utiliza o repertório da música popular brasileira, cujas letras fazem referência a temas que representam o universo do segmento social. A Malukos Beleza nasceu como um projeto pedagógico na Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental (EMEEF) Elyseu Paglioli voltado à educação especial.
Inicialmente, os integrantes eram estudantes com déficits cognitivos e transtornos de desenvolvimento, sob a coordenação da professora municipária Eliana Maria Moura Corrêa. Após a conclusão do processo de escolarização desses estudantes, o projeto passou a funcionar de forma autônoma e voluntária desde 2019.
A professora Eliana Corrêa lembra que a banda Malukos Beleza tem como um dos seus objetivos proporcionar antes de mais nada um espaço de socialização e lazer para pessoas socialmente vulneráveis com deficiência cognitiva que não tem nenhum espaço público após os 21 anos (a escola especial atende apenas até esta faixa etária). Além disso, oferece oficinas de musicalização para que constituem o que muitos adolescentes e jovens sonham que é ter sua banda de música.
A banda busca oferecer visibilidade para esta parcela da sociedade que no Brasil soma 17% da população (totalidade de pessoas com algum tipo de deficiência). Paradoxalmente não vemos este percentual nas ruas, shoppings, clubes, escolas, cinemas porque eles estão cercados (não é raro no sentido literal) em suas casas nas situações mais dramáticas.
Eliana Corrêa ressalta que a Malukos Beleza quando se apresenta em bares, clubes, e espaços culturais quer mostrar que esta população não só existe e é numerosa como também é capaz de fazer arte e estar na escola, no mercado de trabalho e onde QUISER. Nas apresentações nas escolas buscamos trazer empatia de estudantes e professoras(es) e também provocar a reflexão quanto às práticas inclusivas que fazem ou não fazem.
O bonito projeto da Malukos Beleza possui uma campanha de apoio para fomentar as atividades proporcionadas. Contribua também através da chave pix (CNPJ): 53243843000185.
O SIMPA parabeniza todas as pessoas envolvidas no projeto Malukos Beleza e ressalta a importância deste e demais trabalhos desenvolvidos por colegas municipárias(os)!
Somos municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir❗
#SimpaSindicato
#SomosPortoAlegre
#VamosResistirvoltado à educação especial.
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, monitor, monitora, municipários, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato
Mais notícias