Simpa exige do prefeito a devida proteção aos trabalhadores e trabalhadoras dos serviços essenciais

Visando proteger os trabalhadores e trabalhadoras dos serviços essenciais do município, que estão atuando nas áreas da saúde, assistência social, segurança, saneamento e limpeza urbana durante a crise do coronavírus, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) entregou ofício ao prefeito Nelson Marchezan Jr. e aos secretários da SMS, Fasc, SMSEG, DMAE e DMLU solicitando que tomem as medidas cabíveis para proteger as vidas de quem está na linha de frente do combate da Covid-19.

 

Entre as ações requisitadas, estão a garantia do fornecimento de EPIs para todos os trabalhadores da rede municipal de saúde, inclusive os terceirizados, bem como formação específica sobre o enfrentamento à Covid-19. Também pedem disponibilização de vacina de imunização contra a gripe para todos os trabalhadores dos serviços essenciais do município.

 

Demais medidas solicitadas:

– Esclarecimento sobre o ponto biométrico e a possibilidade de o registro ser realizado apenas com cartão-ponto a fim de evitar maior contaminação;

– Priorização das lotações dos contratos emergenciais para que haja maior concentração destas lotações nos locais de referência para a Covid-19;

– Esclarecimento e divulgação quanto aos protocolos e fluxos específicos para os trabalhadores da saúde com suspeita de Covid-19.

– Esclarecimento quanto às restrições estabelecidas para o atendimento médico dos trabalhadores em saúde em seus próprios locais de trabalho.

– Disponibilidade (quantidade) e aplicação dos teste da Covid-19 para os trabalhadores dos serviços essenciais, em especial aos expostos no atendimento aos infectados pelo vírus.

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA