Uma notícia tomou conta da Grécia nos últimos tempos, porém, está sendo silenciada pelos meios de comunicação no mundo. É que, recentemente, o presidente do País, Prokópis Pavlópoulos, autorizou o uso de força policial para atacar o bairro Exarchia, em Atenas, e retirar os imigrantes sírios refugiados e coletivos anarquistas. O Simpa é solidário aos povos refugiados e rechaça o ataque do Estado grego contra o bairro libertário e antifascista, onde muitos imigrantes vivem livremente.
Segundo informações da Ação Antifa de Porto Alegre, Exarchia é um grande bairro da cidade de Atenas, na Grécia, onde a ideologia anarquista se difundiu culturalmente, estimulando a criação de diversos coletivos e ocupações, que fornecem diferentes contribuições à comunidade. Eles atuam em inúmeras áreas, desde produção alimentícia até assistência social e educacional. Contrariando o atual governo grego, o bairro vinha recebendo e abrigando refugiados, principalmente sírios, que passam a integrar o sistema de apoio mútuo difundido na região.
As condições de vida dos imigrantes são muito duras na Europa. O governo grego colocou 600 menores de idade imigrantes isolados em um acampamento especial de 150 lugares, na ilha de Lesbos. O fascismo está bem vivo na região e decidido a se vingar do surgimento das utopias antiautoritárias nos últimos anos e a recepção exemplar de refugiados pelo movimento social.
O Simpa acredita que tamanha violência deve repercutir entre as entidades que estão ligadas a questão humanitária. O Sindicato apoia a organização antifascista e a luta dos sem teto, em qualquer lugar no mundo.
Mais notícias