SIMPA E MUNICIPÁRIOS/AS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA NA DEFENSORIA PÚBLICA SOBRE POUSADA GAROA

SIMPA E MUNICIPÁRIOS/AS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA NA DEFENSORIA PÚBLICA SOBRE POUSADA GAROA

 

A Defensoria Pública realizou na tarde da sexta-feira (25/4), audiência sobre a tragédia ocorrida a partir do incêndio em uma das pousadas da rede Garoa que atua com acolhimento para a população em situação de rua e/ou em vulnerabilidade social. Representantes da direção e do Conselho Geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre participaram da audiência.

 

Trabalhadoras e trabalhadores da rede socioassistencial estiveram presentes. O governo municipal foi chamado pela Defensoria Pública, mas nem o prefeito Sebastião Melo, nem algum representante compareceram. Autoridades do sistema Judiciário; parlamentares das esferas municipal, estadual e federal; lideranças de movimentos sociais, de direitos humanos e de moradia; conselheiros/as de Assistência Social e de Saúde; e o movimento da população em situação de rua também participaram.

 

As pessoas usuárias das pousadas relataram a precariedade dos espaços, especialmente em relação à higiene e segurança. Houve a denúncia que a propaganda nas pousadas e nos cartazes espalhados pela cidade divulgam uma pousada com geladeira, micro-ondas, wifi, entre outros. Mas a realidade é de paredes de compensado e eletrodomésticos em falta ou com problemas.

 

As trabalhadoras e trabalhadores da rede de assistência social foram enfáticos ao falar sobre as condições destes locais e que há anos denunciam para o governo que ignora a situação. Relataram que todos os esforços para atender às pessoas vítimas e demais moradores do local do incêndio estão sendo feitos. E mais uma vez cobraram, agora perante a Defensoria, o descredenciamento imediato da rede de Pousadas Garoa que possui contrato de 2 milhões de reais ao ano e oferece condições desumanas para a população que tanto necessita de assistência.

 

Após a audiência pública, grande parte das lideranças se deslocaram até o Centro Administrativo Municipal onde o prefeito Sebastião Melo agendou coletiva de imprensa. Apesar da tentativa não foram recebidos pelo governo. A gestão de Sebastião Melo mais uma vez confirma a falta de diálogo, o descaso e falta de compromisso com a população de Porto Alegre.

 

 

Tags: Assistência Social, FASC, municipários, poa, Porto alegre, pousada garoa, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias