O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e o Cores Saúde participaram, na tarde desta sexta-feira (18/07), de uma reunião na Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para tratar do projeto de terceirização do Serviço Residencial Terapêutico Nova Vida e da transferência da Casa de Apoio Viva Maria para outra secretaria da Prefeitura, que também já possui projeto para terceirização.
Representaram a categoria o diretor geral do SIMPA, João Ezequiel, e, pelo Cores Saúde, Marco Brignol e Israel Santos. Pela DAPS, participaram as diretoras Vânia e Ana.
O sindicato, o Conselho Municipal de Saúde e diversas entidades estão mobilizados para impedir que esses equipamentos públicos essenciais sejam entregues à iniciativa privada. Além disso, está em jogo a situação dos servidores e servidoras que, caso as medidas avancem, podem ser realocados, perdendo vínculos com seus locais de trabalho, muitos com mais de 20 anos de dedicação.
Durante a reunião, o SIMPA e o Cores se posicionaram contra as terceirizações e para que não haja transferência compulsória sem diálogo com os trabalhadores/as, colocando como fundamental que haja respeito e alternativas reais de escolha quanto ao local e turno de trabalho. Este foi o primeiro diálogo com a DAPS/SMS no sentido de garantir que nenhum servidor/a seja penalizado pela reestruturação.
O SIMPA e o Cores Saúde continuarão acompanhando de perto a situação. O próximo passo será uma nova visita aos equipamentos e novo diálogo com os servidores/as. Também ficou acordado que o sindicato e o Cores participarão da reunião entre a DAPS e o SRT Nova Vida no próximo dia 25/07.
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto AlegreMais notícias