SIMPA, CORES SAÚDE E ASSPACS REIVINDICAM SOLUÇÕES PARA FALTA DE PESSOAL, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E PROBLEMAS NA REDE ELÉTRICA DO PACS/CSVC

CARDS SIMPA - 45 (1080 x 1350 px) (3)

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, o Cores Saúde e a Associação dos Servidores do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (ASSPACS) participaram de reunião no início da tarde de segunda-feira (17/2), na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para tratar de questões relacionadas à superlotação de pacientes, falta de profissionais e problemas na rede elétrica do prédio do PACS  e no Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CSVC), gerando precarização das condições de trabalho e dos serviços prestados aos seus usuários.

A reunião com o secretário de Saúde Fernando Ritter e o adjunto Cesar Sulzbach foi agendada pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) e contou com a presença das deputadas do PSOL, Fernanda Melcchiona (federal) e Luciana Genro (estadual), além dos diretores do Simpa João Ezequiel e Efraim Golbert e dos representantes do Cores Saúde Marco Brignol e Israel Santos e da vice-presidenta da ASSPACS, Flávia Fernanda. 

Além da falta de profissionais e da superlotação do PACS, também foram tratadas questões que envolvem as péssimas condições do prédio, que se agravaram após a sobrecarga no disjuntor geral e no gerador, nos dias 23 e 24 de janeiro, ocasionando racionamento de energia elétrica.

Conforme a SMS, para resolver a questão elétrica, será necessário uma nova subestação e, consequentemente, a desocupação de ao menos 40% da área do PAM3, mantendo apenas os serviços de assistência e atendimento direto à comunidade.

O Simpa e o Cores Saúde reiteraram a necessidade de chamar concursados para suprir a carência de pessoal, como forma de reduzir a superlotação que é recorrente no PACS. O diretor do Simpa João Ezequiel solicitou uma nova reunião, com a presença dos parlamentares, da SMS e do futuro secretário geral do governo Melo, André Coronel.

O objetivo é sensibilizar o prefeito Melo para a necessidade urgente de nomear os concursados para suprir a grande defasagem de servidores na Rede Municipal de Saúde. Questionado pelo vereador Roberto Robaina, o próprio secretário Fernando Ritter informou que a SMS já solicitou 284 profissionais para reposição em diversas áreas e que o pedido está no Comitê Gestor, aguardando análise.

O Simpa e o Cores Saúde seguem acompanhando os temas da saúde, buscando soluções e melhorias nas condições de trabalho para a categoria municipária e dos serviços prestados à população de Porto Alegre.

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias