Na manhã de 06/10, o SIMPA e o CORES DMAE reuniram-se com a Direção do DMAE para tratar de pautas dos servidores do Departamento.
Estavam presentes na reunião o diretor geral, Maurício Loss, o diretor adjunto, Darcy Nunes dos Santos, o diretor de gestão administrativa, Jorge Luiz Costa Melo, e a diretora de tratamento e meio ambiente, Joicinelli Oliveira Becker.
Foram solicitadas informações sobre o andamento das investigações do óbito do servidor Alessandro Brutti, ocorrido no dia 29/09, e as providências que vem sendo tomadas pelo Departamento.
Foi entregue requerimento para que o SIMPA possa acompanhar o processo de apuração e perícia.
O CORES explanou sobre os riscos aos quais os servidores estão expostos, agravados pela falta de pessoal, excesso de jornada de trabalho e riscos das atividades de saneamento, principalmente nos locais operacionais:
>> Foi ressaltado que é inadmissível que unidades importantes, como estações de tratamento e bombeamento, contem com apenas 01 servidor para operação das mesmas. Foi encaminhada uma Representação ao Ministério Público de Contas e Tribunal Público de Contas do RS, sobre a insuficiência de pessoal no DMAE.
>> Foi cobrada a agilidade na realização do concurso, autorizado em agosto, salientando-se que, além das 33 vagas já autorizadas para concurso em 15 cargos, sejam abertas também vagas para a contratação de 10 técnicos em segurança do trabalho, pois atualmente o Departamento conta com apenas 7 vagas preenchidas, das 17 vagas existentes para o cargo.
>> O pleito da realização do concurso amplo é uma pauta que se estende desde 2017 e que 33 vagas são insuficientes para garantir o funcionamento do DMAE.
>> Sobre a previsão de efetivação do concurso, o diretor Jorge Melo informou que a expectativa é de que os ingressos aconteçam até maio/2024.
>> Foi solicitado que se faça um levantamento dos treinamentos em segurança do trabalho, mapas de risco e diagnósticos das unidades operacionais acompanhado de plano de adequação das mesmas para as normas de segurança e imediata correção dos problemas constatados a fim de que, episódios como os que ocorreram na ETE São João Navegantes, não se repitam.
DG citou que vai apresentar um plano de investimentos para os próximos 02 anos, com recursos do superávit do DMAE. O CORES questionou se o DMAE vai buscar recursos para investir do Novo PAC Seleção e não obteve uma resposta conclusiva.
Quanto a Concessão, a DG disse que estão aguardando os produtos finais do BDNES que serão analisados pelo DMAE.
O SIMPA e o CORES DMAE afirmaram que seguirão com a campanha em defesa do DMAE público enquanto estiver tramitando junto ao BNDES o processo de privatização/concessão/parceirização.
O DMAE não precisa ser privatizado! Precisa de reposição do quadro de servidores URGENTE, autonomia e de uma boa gestão!
Assista e compartilhe os vídeos em defesa do DMAE Público:
Video 1 – GESTÃO PÚBLICA É MAIS TRANSPARENTE
https://youtube.com/shorts/N9ydrO6-RUk?si=vTuTTrnNwJFccX8d
Video 2 – GESTÃO PÚBLICA TEM FOCO NO INTERESSE PÚBLICO https://www.youtube.com/shorts/ogKPkqWJkfs
Vídeo 3 – GESTÃO PÚBLICA COM TARIFAS MAIS JUSTAS https://www.youtube.com/watch?v=x-4lBh3dqhg
Vídeo 4 – GESTÃO PÚBLICA É MAIS EFICIENTE https://www.youtube.com/watch?v=_FXEREtdV_w
Vídeo 5 – GESTÃO PÚBLICA DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Não à privatização/ concessão/ parceirização do DMAE!
Prefeito Melo, não privatiza! Deixa o DMAE trabalhar!
💧Água é vida! Saneamento é Saúde! Há 61 anos o DMAE é de Porto Alegre! Participe das ações!
Serviço público não é negócio privado!
📸 Fotos: Roberta Brum – DMAE
#DMAEPOApúblico #dmaepúblico #CoresDmae #SimpaSindicato
Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, coresdmae, DMAE, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros