Simpa e Atempa acompanham entrega de denúncias da Educação ao Ministério Público

Foto: Clarissa Pont

As direções do Simpa e da Atempa estiveram no Ministério Público do RS (MP/RS), na segunda-feira (10/7), acompanhando a entrega de relatório sobre a situação da rede municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados na cidade entre março e junho pelas Comissões de Educação da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores, por meio de visitas presenciais, diálogo com diretores, professores e comunidades.

O documento foi entregue pelos representantes das duas Comissões de Educação, a deputada estadual Sofia Cavedon e o vereador Jonas Reis, às promotoras do MP/RS Luciana Moraes Dias e Cristiane Della Méa Corrales, com participação do novo procurador-geral do MP/RS, Alexandre Saltz. O relatório denuncia e alerta que as escolas municipais precisam de cuidados e ações urgentes. Das 80 escolas visitadas, 51 precisam de reformas ou consertos em prédios, pátios e/ou quadras esportivas. Em 40, há urgência de obras estruturais; em 47, na rede elétrica; e 31, na rede hidráulica.

Junto com a precária estrutura física, também há falta de recursos humanos, principalmente monitores para atender a demanda de inclusão e na Educação Infantil (EMEIs). Nas Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), mesmo estando na metade do ano letivo, ainda faltam professores em diversas disciplinas.

CONFIRA O RELATÓRIO: https://simpa.org.br/wp-content/uploads/2023/07/DeverDeCasa_POA.pdf 

Tags: Educação, escola, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias