SIMPA E ASSERPV REALIZAM PLENÁRIA COM SERVIDORES DO HMIPV PARA DEBATER SUPERLOTAÇÕES, TRANSFERÊNCIAS E CONDIÇÕES DE TRABALHO

CARDS SIMPA - 45 (1080 x 1350 px) (36)

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e a Associação das Servidoras e Servidores do HMIPV (ASSERPV), juntamente com sua assessoria jurídica, realizaram uma importante plenária com trabalhadores e trabalhadoras do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), na noite de quarta-feira, 25 de junho, no auditório do hospital.

O encontro teve como objetivo principal debater com a categoria os problemas enfrentados no cotidiano de trabalho, com destaque para a superlotação de unidades, a escassez de profissionais e a prática recorrente de transferências de servidores para setores com os quais não têm familiaridade ou capacitação prévia.

Durante a plenária, a assessoria jurídica das entidades prestou orientações sobre a Instrução Normativa publicada pela Direção Executiva do HMIPV, passagem de plantão e sobre os riscos legais que envolvem essas transferências não formalizadas e sem critérios claros, ressaltando que a ausência de registros oficiais e da autoridade responsável por tais decisões pode implicar em sérias consequências aos trabalhadores — que podem ser responsabilizados individualmente em caso de incidentes, mesmo atuando sem condições adequadas.
Além disso, foram denunciadas:

* Transferências de servidores sem aviso formal, sem registro nos assentamentos funcionais e sem o devido respaldo institucional;
* A falta de critérios objetivos, isonômicos e transparentes por parte das chefias para justificar tais transferências;
* A ausência de treinamento e capacitação dos profissionais remanejados;
* A urgência na recomposição das equipes de enfermagem, especialmente nos setores com superlotação, para garantir a segurança dos trabalhadores e dos pacientes.

Diante desse cenário, Simpa e ASSERPV informam que irão solicitar reunião com a Direção Geral do HMIPV para tratar das demandas levantadas pela categoria. Também será realizada uma nova plenária na próxima semana, com o objetivo de garantir a participação de colegas de outros turnos e plantões que não puderam estar presentes.

O sindicato e associação reforçam a importância da mobilização e da participação de todas e todos. Fiquem atentas e atentos às convocações. Só a luta coletiva pode assegurar condições dignas de trabalho e valorização profissional no serviço público municipal!

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA