Simpa é acionado emergencialmente por suposto vazamento de gás em Unidade de Saúde

SAMSUNG CSC

Após o desmaio de uma servidora e o mal-estar de diversos outros profissionais que trabalham na Unidade de Saúde Belém Novo, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) foi acionado na manhã desta quarta-feira (19/7) para verificar o que seria um provável vazamento de gás. O Simpa acionou, imediatamente, a CGP-SMS e se deslocou até a US, localizada na Rua Florencio Faria, 195. Além de buscar informações sobre as medidas adotadas para garantir a segurança dos profissionais e dos pacientes, o diretor-geral João Ezequiel permaneceu no local durante todo período da manhã e início da tarde para acompanhar o caso.

A direção da US Belém Novo já havia acionado o Corpo de Bombeiros, que não detectou nenhum vazamento de gás. Porém, foi detectado uso de mangueiras e de válvulas fora dos padrões exigidos e uma instalação elétrica irregular, dentro do depósito de gás, para funcionamento de um sensor magnético do alarme da US (confira o documento clicando aqui).

Outra medida por parte da direção da US Belém Novo foi chamar a empresa terceirizada, responsável pelos serviços de manutenção, para fazer uma vistoria minuciosa em todas as tubulações, inclusive nos equipamentos de climatização do ambiente. A equipe de manutenção também não detectou nenhum vazamento de gás (o gás utilizado nos aparelhos de climatização não são tão tóxicos e não oferecem riscos como o gás de cozinha).

O Simpa conversou com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais trabalhadores da Unidade de Saúde e orientou que os servidores permanecessem do lado de fora do estabelecimento, evitando locais fechados e sem ventilação. A servidora que desmaiou foi atendida imediatamente e foi encaminhada para exames. Diversos funcionários, que tiveram sintomas e também procuraram atendimento médico, foram afastados dos serviços até o restabelecimento das suas condições de saúde.

Em nota, Vânia Maria Frantz, solicita que diante da inexistência de vazamento de gás e da adequação das instalações de gás, os profissionais retornem ao trabalho.

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias