Simpa divulga “Carta Aberta em nome do Conselho Escolar da EMEF Moradas da Hípica”

slider moradas da hipica

Na última segunda-feira, 03 de maio, dia de retorno às aulas presenciais na rede municipal de Porto Alegre, no turno da tarde, a EMEF Moradas da Hípica recebeu uma comitiva de dois parlamentares e seus assessores, sob a justificativa de verificar e conversar a respeito das condições desse retorno parcial de atividades presenciais, considerando o cenário, ainda grave, de contágios, ocupação de leitos hospitalares e mortes. A comitiva foi recebida e acolhida, tanto pela equipe diretiva, quanto por docentes que não estavam em sala de aula.

Houve, por parte de todos, um diálogo respeitoso, sobre as dificuldades enfrentadas pelas comunidades, como a nossa: não há disponibilidade de dados de internet para que alunos possam assistir aulas remotas ou acessar o material da escola; a ausência de um plano de alimentação para as crianças em ensino híbrido, entrega de apenas uma cesta básica aos beneficiários de Bolsa Família durante todo o período remoto, e que, com o escalonamento, as crianças frequentarão a escola apenas uma vez por semana, a fim de respeitar o distanciamento controlado.

No mesmo espírito, a direção e a comissão de contingência e protocolos de segurança mostraram parte do trabalho de prevenção realizado na escola. Trabalho esse, elogiado no momento da visita. Foi realizado um franco e sério debate com os trabalhadores apresentando o temor por sua saúde, sem a previsão de vacinação e com a testagem prometida limitada a apenas uma amostragem de cinco professores. Além de condições já enfrentadas por outros cidadãos da cidade, como o transporte público lotado.

Mesmo entendendo que o momento não é oportuno, e que não há condições de segurança, a escola cumpriu a determinação, abriu as suas portas e recebeu com muito carinho, os nossos alunos, como sempre o fizemos, respeitando os protocolos necessários.

Com profunda tristeza e um certo espanto recebemos a divulgação de materiais de uma edital municipal, divulgando inverdades e distorções a respeito dessa visita, manipulando imagens, descontextualizando espaços de uso pessoal e expondo colegas professores que estavam cumprindo funções além das suas pedagógicas. Assim, a parlamentar montou uma versão totalmente falsa daquela visita e daqueles que a receberam de forma respeitosa, franca e leal.

Lamentamos profundamente que representantes democraticamente eleitos, nesses tempos tão graves, usem o retorno às atividades presenciais de forma demagógica, para autopromoção e, principalmente, para divulgar inverdades com objetivo de partidarizar a saúde e a segurança das nossas crianças e da comunidade.

O conselho escolar reitera que nossa preocupação é com a segurança e a saúde, não apenas das crianças, mas de toda comunidade, uma vez que não existe nenhum tipo de garantia para o retorno às atividades presenciais sem a vacinação. Que também lutamos por um plano de alimentação para nossos estudantes e acesso à internet para manter vínculo com a escola e os estudos e que todos os membros da comunidade (famílias, professores e funcionários) têm sido incansáveis desde o início da pandemia, apesar da ausência de suporte adequado do poder público.

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA