Simpa disponibiliza revista em homenagem aos 30 anos do CMET Paulo Freire

REVISTA CMET

No ano passado, o Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire comemorou 30 anos de existência em Porto Alegre (RS), reafirmando toda a luta que os(as) educadores(as) e usuários(as) enfrentam para consolidar a instituição como ensino formal na sociedade.

 

A diretora do CMET Paulo Freire, eleita em 2019, Rosane Salete Pereira, comemora a chegada até aqui cultivando os princípios de Paulo Freire e invertendo a lógica de um saber ser mais importante do que o outro. “Oferecemos, além das matérias do currículo formal, outros saberes divididos por áreas de interesse”, ela explica.

 

Para ela, a escola nunca sofreu tantos ataques quanto neste período histórico, devido à má informação que as pessoas têm de Paulo Freire. “A população, em geral, e os próprios alunos estão sofrendo influência direta da mídia e dos grupos de Whatsapp com boatos e informações falsas a respeito. Até mesmo os professores ficam assustados com os ataques”, lamenta Rosane.

 

Em 2019, o CMET sofreu com as inúmeras tentativas de fechamento de turmas por parte do governo Marchezan, mesmo assim, conseguiu sobreviver e oferecer uma educação pública de qualidade enquanto EJA (Escola de Jovens e Adultos). “Neste ano, temos consciência da dificuldade da conjuntura, mas pretendemos não sofrer perdas no nosso ensino e na inclusão de pessoas”, afirma a diretora.

 

REVISTA DE 30 ANOS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) é parceira do CMET Paulo Freire e deu de aniversário de 30 anos da instituição uma publicação onde explica através de artigos o funcionamento do centro e das aulas e oficinas ofertadas. Para ler a revista na íntegra, ACESSE AQUI.

Mais notícias