Simpa/DIEESE divulgam monitoramento do IPCA/IBGE no mês de setembro

De acordo com estudo do Simpa e do DIEESE, publicado no dia 09 de setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) da categoria municipária alcança 28,57%. O acumulado é referente ao período de 05/2016 a 08/2022, considerando a antecipação de reajuste de 4% em abril/2022 e 3% em julho/2022.  E a terceira parcela em outubro, somando 10,06%.

 

Esse valor foi garantido, na mesa de negociações com o governo, pela luta dos servidores e servidoras na data-base deste ano. Conforme deliberado na assembleia que aprovou a proposta, o percentual foi aceito como parte do pagamento dos 14,79%, índice correspondente as perdas no período da gestão Melo (janeiro de 2021 a abril de 2022).

 

O índice da inflação mensal acumulado, até agosto, mostra a necessidade da Prefeitura de garantir a reposição salarial e perdas dos municipári@s, diante de um cenário inflacionário. Em Porto Alegre, a Cesta Básica registrou queda de 0,63%, em agosto de 2022, passando a custar R$ 748,06, mas, ainda segue muita cara para as famílias dos servidores(as), pois teve aumente de 12,55% nos últimos 12 meses, segundo o DIEESE.

 

Tags: #MeloDeve, #MeloPague, #SimpaSindicato, simpa

Mais notícias

PRESIDENTE DA FASC CRISTIANO RORATTO NÃO CHAMA APROVADAS/OS EM CONCURSO, MAS QUER GASTAR 11 MILHÕES EM CONTRATO EMERGENCIAL

O quadro de servidoras e servidores da FASC vem sendo…

DESAGRAVO DO SIMPA: manifestações do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo na imprensa

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) vem a…

REUNIAO DO CORES GERAL SIMPA

É AMANHÃ❗ ️ REUNIÃO DO CORES GERAL SIMPA 28/5 [terça-feira]…