Aconteceu na tarde desta segunda-feira (19/5), a reunião entre o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Cores Educação, a Atempa e o secretário de Educação, Leonardo Pascoal, para tratar da recuperação dos dias de greve. Após intenso debate, o secretário Pascoal reconheceu a necessidade de analisar a situação diferente de cada escola. Com isso a reunião teve como principal resultado a criação de uma comissão paritária para analisar o tema a partir de realidades distintas. O Simpa reiterou que além de alterar o número de dias que cada escola aderiu a greve e o número de trabalhadores da educação grevistas, há ainda que ser considerada a diferente carga horária destes profissionais.
A comissão será composta por seis representantes, três do governo e três do Simpa, e irá se reunir na próxima quarta-feira (21/5). O objetivo será estabelecer mediações entre o calendário escolar apresentado pela SMED e os calendários definidos pelos Conselhos Escolares, a partir da realidade de cada escola. O Simpa vai continuar defendendo a autonomia dos Conselhos Escolares e levará para a reunião a posição decidida por eles e encaminhada ao sindicato.
O SIMPA está à disposição das escolas que precisem de orientações, inclusive de forma presencial, basta ligar para a secretaria do sindicato e solicitar. E reforça para que os Conselhos Escolares que ainda não se reuniram, o façam o quanto antes e enviem o calendário escolar definido para o email simpa@simpa.org.br
Também acompanharam a reunião a vereadora Juliana Souza (PT), o vereador Jonas Reis (PT) e a deputada estadual Sofia Cavedon (PT).
CRIAÇÃO DE CARGOS E NOMEAÇÃO DE PROFESSORES
Após a reunião, os diretores Assis Olegário e Bete Charão foram à Câmara Municipal com a deputada Sofia Cavedon para reunir com a presidenta Nádia. A reunião teve o objetivo de cobrar agilidade da casa legislativa na aprovação do projeto de lei do executivo municipal (PL 16/25) que cria 400 novos cargos de professores no município. Como encaminhamento, a presidenta e o líder do governo na Câmara, vereador Cecchim, acordaram de levar a demanda para a reunião de líderes na quarta-feira (21/5) onde definem os projetos a serem votados.
Somos municipários, somos Porto Alegre e vamos resistir!
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, greve, monitor, monitora, municipários, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias