Simpa continua na luta para reaver perdas acumuladas da inflação nos salários

O Sindicato, com a assessoria do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, segue monitorando o percentual de perdas acumuladas nos salários da categoria, após ficar sem reposição da inflação por quase seis anos. A negociação da data-base 2022 avançou para a retomada da reposição: 4% entraram nos salários (abril/2022); na folha de julho serão mais 3%; e, em outubro, será pago o percentual restante, de 2,73%.

 

Até outubro, teremos o pagamento de 10,06%, mas os prejuízos acumulados no poder aquisitivo para sustento das famílias municipárias ainda é muito grande. Conforme deliberado na última assembleia, esse percentual foi aceito como parte do pagamento dos 14,79%, índice correspondente às perdas no período da gestão Melo (maio de 2021 a abril de 2022). A parcela faltante, de 4,73%, será tratada em nova rodada de negociação em agosto.

 

Conforme dados do Dieese, se descontarmos a reposição dos 4% em abril, o valor acumulado de perdas salariais até agora é 33,81% (acumulado do IPCA/IBGE para o período de 05/2016 a 06/2022). A cada mês, o Simpa seguirá atualizando o índice e informando as trabalhadoras e trabalhadores para que a luta esteja sempre presente e possamos pressionar para retomada de novas mesas de negociação.

 

Leia também:

Simpa oficializa ao governo a deliberação da assembleia geral

Categoria aprova proposta de reposição inflacionária

Tags: #MeloDeve, #MeloPague, #SimpaSindicato, Data-Base, Porto alegre, simpa, sindicato

Mais notícias