
O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) protocolou, nesta quinta-feira (10/04), o Ofício nº 036/2026 junto à Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), solicitando a inclusão das trabalhadoras e trabalhadores da Assistência Social no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza A e B), iniciada no último dia 30.
O documento, encaminhado ao secretário Élvio Santos, com cópia às secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, destaca que a categoria atua diretamente na linha de frente do atendimento à população, em serviços como CRAS, CREAS, Centros POP, acolhimentos institucionais e outros serviço socioassistenciais.
Segundo o Simpa, esses profissionais realizam atendimentos presenciais e contínuos, muitas vezes em ambientes pouco arejados e com alta circulação de pessoas, o que aumenta significativamente o risco de exposição ao vírus da gripe.
O sindicato ressalta ainda que a atual estratégia de vacinação já contempla categorias como profissionais da saúde, educação e segurança, justamente por desempenharem funções essenciais com contato direto com o público. Nesse sentido, argumenta que os trabalhadores da Assistência Social exercem papel equivalente, sendo fundamentais na garantia da Proteção Social Básica e Especial no município.
Diante desse cenário, o Simpa solicita que o governo reconheça a relevância sanitária e social da categoria e promova sua inclusão no público prioritário da campanha, por meio de normativa complementar da Secretaria Municipal de Saúde.
A entidade reforça que a medida é necessária para proteger não apenas os trabalhadores/as, mas também a população atendida diariamente pelos serviços socioassistenciais, contribuindo para a redução da circulação do vírus e o fortalecimento da rede pública de atendimento.
O Simpa segue acompanhando a pauta e cobrando providências do governo municipal.
Cópia SMAS Ofício 036 2026 SMAP Inc. Serv. SMAS Vacinação Divulgação
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Assistência Social, Cores Fasc, FASC, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, smas
Mais notícias