Com o objetivo de dar continuidade à luta em defesa da reposição inflacionária de 29,74% sobre os salários dos servidores públicos municipais de Porto Alegre, o Simpa realizará novo ato público no dia 18 de novembro, a partir das 17h, no Paço Municipal.
A categoria, que está há cinco anos e meio sem correção salarial, está sendo chamada a comparecer na manifestação, como forma de pressionar o governo Sebastião Melo a conceder a reposição.
Já são 66 meses sem nenhuma correção e, enquanto isso, a inflação não para de subir. A cesta básica em Porto Alegre continua sendo uma das mais caras do Brasil, custando R$ 691,08 em outubro. Conforme o Dieese, os itens essenciais do orçamento familiar – incluindo gás de cozinha, gasolina, tarifa de ônibus e IPTU – aumentaram 46,8%, de maio de 2016 a outubro de 2021.
Além do salário, o vale-alimentação também segue defasado e a última progressão funcional foi a de 2010/2012. Para piorar, os servidores e servidoras ainda tiveram suas carreiras destruídas e arcaram com o aumento da alíquota do Previmpa, de 11% para 14%.
Mesmo sabendo de tudo isso, o prefeito Melo ainda não apresentou uma proposta para a reposição das perdas salariais. Desde o começo do mandato, o Simpa procura o prefeito reivindicando este direito. No dia 21 de outubro, representantes do Simpa e da Comissão de Negociação da Prefeitura mais uma vez se reuniram para tratar da data-base 2021. Naquele dia, o governo se comprometeu a responder na semana seguinte. Mas, já se passaram mais de 20 dias sem nenhum retorno.
LEIA PANFLETO PRODUZIDO PELO SIMPA:
Tags: #MeloDeve, ato público, Data-base 2021, mobilização, municipários, Porto alegre, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros