
Na manhã desta quinta-feira (18/12), a nova direção do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) participou de um encontro com o deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS), que teve como principal objetivo ampliar ações para barrar o projeto de privatização do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e a construção de um canal de diálogo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Durante o encontro, o deputado Paulo Pimenta afirmou que acompanha a luta do Simpa e demais entidades para barrar a privatização do DMAE e destacou a importância do debate público e do fortalecimento do serviço estatal para garantir o direito da população à água e ao saneamento.
O Simpa avalia como estratégica a mediação do deputado junto ao BNDES, considerando sua atuação no Congresso Nacional e acúmulo político.
Além de demonstrar que o projeto encaminhado pelo prefeito Sebastião Melo à Câmara Municipal terá impactos diretos na qualidade dos serviços oferecidos aos porto-alegrenses, o Simpa tem advertido sobre o processo de desmantelamento, como parte de uma estratégia para conceder o DMAE à iniciativa privada.
DOCUMENTO
Na quarta-feira (17/12), durante atividade com sindicalistas em Porto Alegre, o Simpa já havia entregue ao deputado um documento sobre a situação do DMAE, o que possibilitou a realização da reunião desta quinta-feira.
Além do Simpa, participaram da reunião representantes do Cores DMAE e da Frente em Defesa da Água e do DMAE Público e Estatal, reforçando a unidade das entidades na luta contra a privatização.
O Simpa defende a necessidade de ampliar a luta em defesa do DMAE com ações que mobilizem os municipários e a cidade na defesa da água e do saneamento público, estatal e de qualidade.
Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, coresdmae, DMAE, Frente em Defesa da Água e do DMAE público e estatal, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias