O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) participou de mais uma reunião com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) e a operadora Hapvida. O encontro tratou de uma série de iniciativas para adequar os serviços prestados pelo plano de saúde aos usuários municipários e seus dependentes que conta com 16 mil credenciados.
As diretoras do Simpa Bete Charão e Isabel Faromi ressaltaram que o atendimento prestado pela operadora do plano de saúde segue gerando inúmeras reclamações. A operadora voltou a apresentar dificuldades na resolutividade dos problemas, não conseguindo sequer dar retorno às mensagens encaminhadas com reclamações de usuários. A diretora Bete Charão informou que das diversas mensagens que foram encaminhadas por e-mail, o retorno pela operadora do plano de saúde foi inexpressivo, muito aquém do esperado e do acordado anteriormente, resultando em um retorno insuficiente aos usuários.
A burocracia dificulta o acesso ao serviço de saúde na rede credenciada. Além disso acontece cancelamentos na última hora de exames e cirurgias previamente autorizados e agendados, deixando o servidor desassistido em um momento de vulnerabilidade física e emocional.
O sindicato destaca que os servidores municipais têm direito a um plano de saúde eficiente. Descontar mensalmente e não ter acesso adequado ao atendimento representa quebra de contrato, com prejuízos financeiros e à saúde dos usuários no momento em que ele mais necessita. O Simpa segue exigindo transparência, agilidade e efetividade em relação aos serviços da operadora. A Hapvida reconheceu os apontamentos do Simpa e considera que os mesmos são fundamentais para que sejam feitos os devidos ajustes na prestação dos serviços contratados.
O secretário adjunto da SMAP, Artur Eduardo Alfaro, reafirmou que o objetivo das reuniões é proporcionar melhorias na prestação dos serviços contratados. Porém, caso a operadora não consiga se adequar ao contrato e as reclamações continuarem, a SMAP vai notificar e autuar a Hapvida.
Para o Simpa, não se trata apenas de falhas pontuais e sim de uma política de gestão que resulta em atendimento precarizado e lucro cada vez maior para a operadora. O Simpa ressalta que, caso as reclamações aumentem novamente, será necessário cobrar da SMAP medidas enérgicas e imediatas.
A próxima reunião ocorrerá no dia 17/11 às 10:00 na sede da SMAP.
O Simpa seguirá trabalhando para assegurar que o plano cumpra sua função social de garantir saúde de qualidade aos servidores municipais.
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