Simpa apoia movimento #FicaEspanhol em defesa do plurilinguismo nas escolas municipais

O Simpa apoia a campanha #FicaEspanhol, criada por professoras e professores municipais, para lutar pela aplicação do plurilinguismo na rede municipal de ensino com base em lei estadual, de maneira que se garanta, pelo menos, a oferta de Espanhol. Para tanto, busca conseguir uma reunião com o secretário de Educação, Adriano Naves Brito, para tratar da questão.

No novo edital para concurso de professores, há vagas para todas as disciplinas, inclusive para o Inglês, mas não para Espanhol. O Rio Grande do Sul conta com uma lei estadual (PEC 270/18) que obriga a oferta da disciplina, além da previsão do Caderno Nº 9, regimentos e projetos político-pedagógicos que garantem oferta plural de línguas estrangeiras.

No último período, a falta de professores de línguas estrangeiras (Italiano, Espanhol e Francês) na rede vem sendo suprida por professores de Inglês, desrespeitando as normativas supracitadas. O concurso seria o meio de corrigir essa carência.

A audiência junto ao secretário busca retificar o concurso. Além dessa ação, o movimento tem conversado com os vereadores e outras entidades, associações e sindicatos, como o Simpa. Neste sentido, o Sindicato reforça o pedido para que o secretário receba o movimento e seja sensível ao tema, fundamental para a formação de nossos estudantes.

Recentemente, foi noticiado que o Ministério Público abriu procedimento para verificar se houve descumprimento da emenda constitucional cobrou explicações da Secretaria de Estado Educação (Seduc).

Mais notícias

✊🏾🚨 ATO PÚBLICO NO PRONTO ATENDIMENTO CRUZEIRO DO SUL – PACS

📍 23/4 [terça-feira] 10H – em frente à entrada principal…

💦PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL NO DMAE

Colegas, vamos mostrar a nossa indignação na Pesquisa de Clima…

GT de História e Marxismo/RS e Coletivo de Professores de História de Porto Alegre promovem com apoio do SIMPA evento sobre o golpe de 1964 e as Diretas Já

     Inscrições podem ser feitas online até a data…