Simpa apoia a Marcha “Pela Vida e Pela Liberdade Religiosa – Religiões em Luta pela Democracia” que será realizada na tarde deste sábado

WhatsApp Image 2023-01-19 at 12.23.16

“Pela Vida e Pela Liberdade Religiosa – Religiões em Luta pela Democracia” será o tema da XV Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa do Rio Grande do Sul, que será realizada neste sábado (21/1), a partir das 15 horas, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da capital gaúcha. A atividade é organizada e executada por vivenciadores das tradições de matriz africana e marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) é um dos apoiadores da Marcha.

Também no sábado, a partir das 9 horas, será realizado o Seminário Religiões em Luta pela Democracia e o Estado Laico, na sede do Simpa, na rua João Alfredo, 61. Um dos objetivos do evento é ressaltar a importância das tradições religiosas em âmbito político e social, tendo em vista que o Rio Grande do Sul é o estado com maior concentração de afrorreligiosos no país (1,62%), contabilizando cerca de 65 mil terreiros.

As perseguições aos terreiros têm crescido assustadoramente no Brasil e também no Rio Grande do Sul. Atividades como a Marcha, o Seminário e as datas alusivas às tradições religiosas são importantes para a reflexão e para o combate ao racismo estrutural, à intolerância, à discriminação e ao preconceito. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no próximo sábado, dia 21 de janeiro, foi instituído pela Lei 11.635, de 27 de dezembro de 2007, assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais notícias