Simpa alerta população da Restinga sobre desmonte das políticas públicas promovidas pelo governo Melo

ac003

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) está promovendo uma série de mobilizações para chamar a atenção da população para as consequências das políticas adotadas pelo prefeito Sebastião Melo, tanto para a cidade quanto para o serviço público municipal. Na manhã desta segunda-feira (8/5), um grupo de servidores(as) se reuniu na Esplanada da Restinga para conversar com moradores da região e distribuir materiais informativos elaborados pelo Simpa. A atividades faz parte das mobilizações da categoria municipária para a pauta de reivindicações da data-base 2023.

Além de reivindicarem reposição dos 29,46% relativos às perdas salariais acumuladas desde 2016, os(as) municipários(as) denunciam que a falta de investimentos, de concursos públicos que contemplem a real necessidade dos serviços, nomeação imediata dos já aprovados fazem parte da precarização do trabalho e do desmantelamento dos serviços públicos, abrindo caminho para as privatizações.

Os municipários e municipárias criticaram as políticas da Administração Municipal que vêm causando inúmeros prejuízos à cidade e ao seu serviço público. Além de inúmeras escolas municipais em situação precária e com problemas de manutenção e de infraestrutura, a maioria das unidades básicas de saúde já foram terceirizadas, piorando a qualidade do atendimento. Durante a atividade desta segunda-feira, a categoria denunciou mais uma vez o governo Melo e o projeto de concessão/privatização do DMAE.

O líder comunitário e morador da Restinga, Valdemar de Jesus da Silva, ressaltou que a Restinga está abandonada pela Prefeitura. “Nossas ruas estão abandonadas, o transporte público não cumpre horário e existem muitos problemas na saúde. Na Unidade Básica de Saúde da Macedônia, nós tínhamos ginecologia e pediatria, e agora não temos mais estes serviços. A explicação é de que o problema será resolvido com o Centro de Especialidades. Estamos esperado há mais de 20 anos por este Centro e até agora o que temos mesmo é o abandono total da Prefeitura”, criticou Valdemar.

A Assembleia Geral da categoria municipária, realizada no dia 3 de maio, decidiu promover diversas atividades com objetivo de mobilizar a categoria para a pauta de reivindicações da data-base 2023 e chamar a atenção da população para o abandono da cidade. Além de reunir com moradores da Restinga, amanhã, terça-feira (9/5), a partir das 11h30min, está programado um protesto na frente do Hospital de Pronto-Socorro (HPS).

 

atividade data-base 2023 RESTINGA

Confira a agenda de mobilização:

Tags: #SimpaSindicato, 2023, Data-Base 2023, DataBase, Database2023, municipários, poa, Porto alegre, Prefeito Melo, Prefeitura, Serviço Público, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias