Simpa alerta para grave situação da UBS Belém Novo e do Centro de Saúde Modelo

O Simpa continua acompanhando e denunciando a grave situação da saúde em Porto Alegre, resultante de anos de sucateamento e abandono dos serviços públicos por parte das últimas administrações.

 

Dois casos recentes mostram que problemas frequentes — como a falta de servidores e de estrutura adequada para o atendimento — estão longe de serem resolvidos, em prejuízo da população e da própria categoria municipária.

 

Desde a segunda-feira, 18, a UBS Belém Novo está sem enfermeiro durante todo o seu horário de funcionamento. O único profissional da unidade teve seu contrato temporário finalizado nesta data, sem que tenha havido, até o momento, o preenchimento da vaga. Com isso, os técnicos em enfermagem ficarão sem supervisão e não poderão realizar nenhum procedimento de enfermagem.

 

Além disso, o Simpa constatou, em visita feita ao Centro de Saúde Modelo na última sexta-feira, 15, que vários de seus setores estão sendo fechados devido à falta de servidores, incluindo o de vacina, um problema ainda mais grave considerando que, em breve, a capital gaúcha precisará estar com sua estrutura de vacina em pleno funcionamento a fim de responder às demandas relativas à imunização contra a Covid-19.

 

Em dezembro do ano passado, o Simpa denunciou, junto à Promotoria de Direitos Humanos do MP-RS, a grave situação da rede de atenção básica em saúde de Porto Alegre, incluindo a UBS Belém Novo e o Centro de Saúde Modelo.

 

O sindicato também já solicitou, no começo de janeiro, reunião com o novo secretário de Saúde, Mauro Sparta, na qual tratará dessas e outras questões que envolvem o serviço de saúde e os direitos dos servidores da área.

 

 

Leia também: Simpa denuncia grave situação das unidades de saúde à Promotoria de Direitos Humanos do MP-RS

Tags: Saúde

Mais notícias

SIMPA CORES-DMAE NA BASE

Nesta quinta feira 28/03, o SIMPA CORES-DMAE se reuniu com…

ATENÇÃO COLEGAS DA SAÚDE:

O Simpa, ASHPS e ASSERPV alertam e orientam a categoria…

SIMPA E ASHPS FAZEM PROTESTO EM FRENTE AO HPS E OBTÉM APOIO DA POPULAÇÃO

Servidoras e servidores da Prefeitura de Porto Alegre realizaram manifestação,…