SIMPA ACOMPANHA DEPOIMENTO DE EX-SECRETÁRIA SÔNIA DA ROSA EM CPI DA SMED

WhatsApp Image 2023-10-03 at 17.09.07

Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA

A direção do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) acompanhou na manhã da segunda-feira (02/10), o depoimento da ex-secretária de Educação de Porto Alegre, Sônia da Rosa durante a reunião conjunta das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) destinadas a investigar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Smed). Representaram o sindicato a diretora-geral Cindi Sandri e os diretores Assis Olegário e Edson Zomar.

Na ocasião, Sônia foi questionada por diversos parlamentares quanto ao conhecimento dela em relação ao processo licitatório; sobre a necessidade da aquisição e da forma como foram adquiridos os produtos; bem como se ela conhecia os responsáveis pela empresa que realizou o fornecimento. A secretária também foi questionada se obteve conhecimento à época quanto ao parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que se posicionaram de forma contrária à compra. Podemos destacar também os questionamentos se a compra ocorreu a partir de comprovação da necessidade das escolas sobre aqueles produtos; se Sônia reconhecia não haver condição logística para guardá-los até serem entregues; e sobre a falta de estrutura nas escolas para instalação dos equipamentos eletrônicos.

A ex-secretária não foi direta ao responder as perguntas, se pronunciando de maneira evasiva e negando responder duas das perguntas feitas para ela. Informou ser subsidiada pelo grupo técnico da SMED em relação a aquisição dos produtos e disse que “neste corpo técnico a secretária precisa confiar”. Em diversas respostas se referiu à equipe técnica. Sônia reconheceu apenas que houve falta de planejamento na logística para armazenamento adequado dos produtos até que fossem entregues para a escola. Em boa parte da sua fala, apresentou desde sua experiência em gestão até o seu currículo qualificado para gerir a rede municipal. Além disso, a ex-secretária foi acompanhada por um advogado, que, inclusive, trabalhou para a prefeitura em outro momento. O advogado por diversas vezes respondeu pela depoente Sônia, sendo informado pelos vereadores presentes de que ele não poderia falar por ela, afinal, era era a convocada para prestar explicações e não ele.

A próxima sessão das CPIs vai acontecer às 8 horas da manhã da próxima segunda-feira (09/10) e contará com o depoimento de uma servidora da Prefeitura de Canoas. Também serão votados os requerimentos apresentados pelos vereadores para a vinda de novos depoentes. O Simpa está atento e acompanhando as ações na Câmara Municipal.SIMPA ACOMPANHA DEPOIMENTO DE EX-SECRETÁRIA SÔNIA DA ROSA EM CPI DA SMED

Tags: Câmara, cpi, denúncia, Educação, Ensino, escândalo, escola, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, SMED

Mais notícias