Servidores do DMAE realizam apitaço contra a privatização

Nesta quinta-feira (16/3), durante o intervalo do almoço, os servidores e as servidoras de diversas unidades, aposentados, representantes sindicais, vereadores e o ex-diretor-geral do DMAE Guilherme Barbosa, realizaram mais um apitaço de luta e resistência contra a concessão/privatização do Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre. Foi o primeiro realizado em 2023, abrindo uma série de apitaços que vão ocorrer. A manifestação contou com faixas, cartazes e carro de som convidando a população da capital a dizer não a este projeto de entrega da água e do saneamento para a iniciativa privada. A decisão de conceder a autarquia foi encaminhada pelo prefeito Sebastião Melo no dia 08/03/2023, através de Ofício ao BNDES para que aquele elabore os Editais para a Concessão Parcial do Departamento.

 

“Iremos lutar até derrotar o processo de entrega do DMAE. Há mais de 60 anos ele pertence a cidade de Porto Alegre e não a uma gestão, assim deve continuar”, informou o diretor do Simpa, Edson Zomar. “Saneamento e água de qualidade acessível a toda população é um direito universal e inalienável, não são mercadorias”, finalizou o diretor.

 

Diversas cidades do mundo já reverteram processos de privatização justamente porque os serviços ficaram mais caros e a qualidade ficou abaixo do desejado. Água barata e de qualidade, acessível à toda a população só o DMAE público pode garantir.

 

Confira artigo publicado pelo CORES SIMPA no Sul 21 sobre o tema: https://sul21.com.br/opiniao/2023/03/melo-candidata-se-a-entrar-para-a-historia-como-o-politico-que-entregou-o-dmae-para-o-mercado-financeiro/

 

Tags: #ConcursoJá, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, DMAE, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias